Viaduto poderá eternizar nome de “Santinha de Taubaté”

Olga Guedes Tavares. (Foto: Acervo Mistau)

O viaduto localizado no final da avenida da Saudade, que dá acesso à rodovia Oswaldo Cruz, deverá receber o nome de Olga Guedes Tavares, conhecida como “Santinha de Taubaté”.

A proposta que atribui o nome dela ao viaduto foi aprovada em primeira votação pelos vereadores de Taubaté no dia 20 e depende de segunda votação e sanção do prefeito para se tornar lei. O projeto de lei 74/2020 tem autoria do vereador João Henrique Dentinho (PSL) e recebeu duas emendas redacionais da Comissão de Justiça.

Aos 12 anos, Olga saiu de Ribeirão Vermelho (MG) com sua família em direção a Caçapava. Estudou na Escola Rui Barbosa, sendo lembrada como uma aluna bondosa, meiga e alegre, com boa convivência entre os colegas. O padre José Alves Monteiro, vendo que Olga era muito inteligente e carismática, a nomeou catequista, missão que cumpria com muito zelo.

A família mudou-se para Taubaté em busca de melhores condições financeiras. Foi estudar no curso ginasial no externado São José e, muito religiosa, recebeu a fita do Sagrado Coração de Jesus.

Aos 18 anos, manifestou o desejo de ser professora e foi estudar no Colégio Estadual Monteiro Lobato. No dia em que foi se matricular, conheceu Araife Davi, que se apaixonou por ela e, diante da recusa do namoro, a matou numa emboscada, com três tiros. O corpo dela está sepultado no Convento de Santa Clara.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo