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Marketing sensorial: como conquistar clientes com o conforto térmico

(Imagem: Freepik)

Ao montar o próprio negócio, o proprietário deve prestar atenção a vários fatores: financeiros, trabalhistas, a localização ideal, quantos colaboradores serão necessários, estrutura física, decoração, como conseguir a matéria-prima ou os produtos a serem vendidos, entre outros.

A estratégia de mercado, o posicionamento da marca, as definições de produto, preço, ponto de venda e a comunicação também fazem parte do conjunto de ações que farão um negócio dar certo. Porém, para além dos fundamentos mercadológicos mais básicos, o marketing sensorial também tem papel fundamental no sucesso.

Com base nos cinco sentidos do corpo humano – tato, olfato, paladar, visão e audição – o marketing sensorial tende a atrair novos públicos e fidelizar clientes. Texturas, cheiros, gostos, estímulos visuais e som ambiente são algumas das formas de alcançar esses objetivo. Grandes empreendimentos do varejo, shoppings, redes de farmácia e lojas gigantes de departamentos usam cada uma dessas técnicas.

No entanto, há um aspecto que não pode ser descuidado ou considerado gasto extra: a climatização do ambiente. Focar no conforto térmico de funcionários e, acima de tudo, dos clientes não é mais um diferencial, mas um item de grande necessidade estratégica.

Além de permitir as condições para a produtividade da equipe, contribui para a sensação de se tornar marcante e, por tabela, gerar uma lembrança positiva que permita o retorno do comprador em outras ocasiões.

Como obter conforto térmico

Em um país tropical como o Brasil, com temperaturas altas nos períodos mais quentes e tempo seco nos meses mais frios, um ambiente climatizado agrada e funciona como um convite sensorial para que o público permaneça no local. Sendo uma loja, quanto mais tempo o consumidor, maior a chance de comprar – o que atende à finalidade daquele espaço.

Dependendo do tamanho e da localização do negócio, a opção pode ser investir em um conjunto de equipamentos para tornar o sistema de climatização mais eficiente, formado por chiller e fan coil ou rooftop.

Os rooftops são aparelhos de ar condicionado para grandes ambientes, que permitem o controle térmico. São compactos e podem ser instalados a céu aberto. Os chillers reutilizam a água do equipamento, resfriando o volume quente e devolvendo-o gelado para o sistema de climatização, atendendo diferentes pontos.

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Já os fancoils produzem a vazão de ar de acordo com a necessidade da aplicação. São eficientes tanto para espaços amplos quanto para ambientes mais restritos, que tenham necessidade de temperatura uniforme para o desenvolvimento das atividades.

Vantagens

O aluguel de chillers, rooftops ou fancoils para climatização de ambientes mantém a umidade e a temperatura controladas, evitando que os presentes sintam frio ou calor em excesso. Também favorece a circulação, a filtragem que retém as impurezas, a ventilação e a renovação do ar, tornando o ambiente mais saudável.

Desta forma, são essenciais em locais que recebam muitas pessoas, como centros comerciais, supermercados, redes varejistas, lojas de departamento e aeroportos ou onde ficam confinados maquinários que geram calor.

O uso destes aparelhos torna a climatização mais eficiente, especialmente em empreendimentos de grande porte. Por exemplo, a energia pode representar 45% dos custos condominiais de um shopping center. E desta porcentagem, o ar condicionado é responsável por de 50% a 60%. Ao reduzir os picos de energia, há menor gasto energético.Ao reduzir os picos de energia, há menor gasto energético.

Apoio técnico

Quem estiver interessado em climatizar um ambiente, deve procurar uma empresa que ofereça o serviço completo e não somente o maquinário. O cliente deve observar se há um monitoramento do aparelho, com serviço de suporte comercial e técnico (de preferência) 24h, e profissionais capacitados para atender a qualquer demanda enquanto o contrato estiver em vigor.

É preciso também, planejar quais equipamentos e acessórios melhor atendem a necessidade pelo tempo desejado. Estudar o local mais adequado e a forma mais segura de fazer a instalação dos aparelhos, é essencial.

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