O exercício visa proporcionar aos cadetes a vivência de uma missão contextualizada em situações-problema. Um conflito continental em que operações Ofensivas, Defensivas, de Cooperação e Coordenação farão parte da estratégia para alcançar o objetivo.
Um ambiente real onde será executado o Combate Contemporâneo, com Operações no Amplo Espectro, “Guerra no meio do povo”, não-linearidade, ambiente incerto, ações de Forças Irregulares, coordenação com agências, interação com a mídia, ações ligadas à Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear e “Combate do Futuro” com a temática de Guerra Eletrônica e Defesa Cibernética.
Este ano, estarão envolvidos mais de dois mil militares da AMAN e do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv). A atividade também contará com a presença de 685 militares e do apoio logístico e operacional de diferentes Organizações Militares do Exército Brasileiro.
Cinco aeronaves e 386 viaturas serão empregadas no exercício, que contará com o apronto operacional, o deslocamento de tropas, ações de ocupação, transposição de curso d´água, entre outras atividades.
A Manobra Escolar é o mais importante evento de simulação de combate realizado na AMAN e coroa o ano de instrução dos cadetes.
Nem mesmo em tempos de pandemia da COVID-19, a programação perdeu o seu maior objetivo, que é proporcionar aos futuros líderes do Exército Brasileiro a participação em um exercício que simula todas as nuances dos combates modernos. Afinal, a sociedade espera capacidade técnica e pessoal de seu Exército, por isso um exercício como este capacita para o cumprimento das missões constitucionais do EB.
Serão realizados deslocamento de viaturas, voo de helicópteros e a realização de diversas ações de simulação de combate inclusive tiros com munição de festim nas regiões da Pedra Selada, Resende (bairros Monet e Monte Castelo), Quatis e Fumaça.
A AMAN informa abaixo as principais atividades, como forma de prestação de serviço à comunidade local.