Já pensou em desenvolver um projeto de casa ecológica que envolve energia limpa, renovável e barata? E que tal um projeto para criar jogos terapêuticos, interativos e digitais que ajudem no tratamento de idosos que sofrem das consequências do Alzheimer, das demências e de acidentes vasculares cerebrais (AVC)?
Alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Poliedro de São José dos Campos trabalharam, durante o ano, nessas e em outras ideias que serão apresentadas na Semana Inspirar o Mundo, uma mostra totalmente on-line que será transmitida ao vivo entre os dias 23 e 27 de novembro, das 18h às 19h30, no canal do Poliedro no Youtube (www.youtube.com/TVPoliedro).
A iniciativa tem como objetivo estimular que os estudantes coloquem em prática os conceitos vistos em sala de aula por meio da realização de projetos que tragam impactos positivos para a sociedade. A Semana Inspirar o Mundo reflete os pilares pedagógicos da instituição para oferecer uma formação integral aos jovens, o que inclui o desenvolvimento da autonomia e das habilidades socioemocionais, além da preparação para os desafios da vida.
Apesar das adversidades do ano e das instabilidades decorrentes da pandemia de Covid-19, a Semana marca a finalização do ano letivo e todo o esforço de alunos e professores para viabilizarem as atividades, mesmo que virtualmente.
Serão apresentados 40 projetos que foram desenvolvidos a partir de sete eixos estruturantes: Cultura e Sociedade – Memórias; Arte e Cultura; Empreendedorismo Social; Sustentabilidade; Saúde e Bem-estar; Idiomas; e Ciência e Tecnologia. Todos os trabalhos têm como pretensão estimular novas ideias e conceitos, vislumbrar possibilidades e apresentar soluções para problemas reais.
Segundo Kadu Lambert, coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Poliedro, todos os trabalhos surgem de um conteúdo visto em sala de aula, de modo que estimulem o pensamento e proporcionem o engajamento entre os estudantes, mesmo que de modo virtual neste momento. “Nós acreditamos muito no protagonismo do aluno e ficamos orgulhosos quando vemos o conhecimento sendo aplicado em projetos bem embasados e planejados”, diz.
De acordo com Andrea Godinho, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Poliedro, os trabalhos devem ir ao encontro das metas globais para o desenvolvimento sustentável. “Devem ser bons do ponto de vista técnico, mas, ao mesmo tempo, precisam trazer benefícios para a sociedade. Então, é necessário haver um viés social, sustentável e empático. Estimulamos os alunos a entenderem qual o propósito do que estão desenvolvendo, não só para a comunidade, mas também para as suas próprias trajetórias”, afirma.
Do ponto de vista do aluno, diversas habilidades são desenvolvidas a partir dos projetos, como o aperfeiçoamento da oratória, a capacidade de trabalhar em equipes, a ampliação das mentalidades a partir da convivência com diferentes pontos de vista, o gerenciamento de conflitos, o protagonismo, a autonomia, entre outras. “Eles podem atuar em grupos de diferentes faixas etárias, por exemplo, e aprenderem muito uns com os outros. Todos esses pontos encaminham o aluno para uma formação completa, integral, não apenas academicista, que é algo que está sendo cada vez mais cobrado pelo mercado de trabalho”, conclui Andrea.
Serviço
Data: de 23 a 27 de novembro.
Horário: das 18h às 19h30.
* Com informações da assessoria do Colégio Poliedro