As operações Casa Limpa de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, voltam a ser realizadas no município a partir de dezembro. Coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura, a ação acontecerá na próxima quarta-feira (2), das 8h30 às 14h, no bairro Campos de São José, região leste da cidade.
O objetivo das operações é recolher materiais que acumulam água e servem de criadouros para o mosquito da dengue, como pneus, tampas de garrafas, garrafas de vidro e plástico, latas, louças sanitárias, baldes, tambores, lonas, piscinas desmontáveis e outros.
Esta será a 13ª operação – a última foi realizada em março, quando começou a pandemia de covid-19. Nas 12 atividades anteriores, foram recolhidos 52 toneladas de inservíveis.
Durante a ação, serão visitados 3.258 imóveis divididos em 101 quadras. Contará com a participação de 3 equipes de agentes de combate às endemias e 2 caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade, que passarão recolhendo o material descartado pela população.
Os agentes do CCZ irão orientar os moradores a colocar os inservíveis em frente ao imóvel entre 7h e 14h. Não serão recolhidos terra, entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.
Além disso, será montado um estande na rua Mirabeu Antônio Pini, s/n, para a realização de uma ação educacional, com distribuição de folhetos, presença do mosquitófago inflável e exibição de quadro com as diversas fases do mosquito, entre outros.
Na avaliação da Secretaria de Saúde, estas operações têm contribuído consideravelmente para o controle do número de casos na cidade. Enquanto alguns municípios da região enfrentam uma escalada dos casos de dengue, São José dos Campos tem 445 notificações positivas neste ano.
No entanto, a Prefeitura reforça que o número não permite à população relaxar na vigilância, e todos devem continuar fazendo sua parte, eliminando de casa os materiais que podem servir de criadouros.