publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A história e a receita de pizza funcional de frigideira do advogado Stênio Perini

(Foto: Arquivo Pessoal)

Oi pessoal, espero que estejam bem!
.
Hoje trago uma história muito legal de um amigo que conheço há mais ou menos 20 anos. Mas, nos falamos apenas duas vezes. É isso mesmo que você leu, duas vezes! Sei que deve estar se perguntando sobre como é possível? Vivemos num mundo onde a correria do dia a dia acaba por afastar as pessoas, mas temos a tecnologia a nosso favor para encurtar distâncias e manter-nos conectados ao mundo.
.
Meu entrevistado é o advogado Stênio Moreira Perini, ariano, mineirinho de BH, amante do bom e velho rock and roll, praticante de tiro esportivo e atleta paraquedista. Por trás de tudo isto, ninguém imagina que esse homem é apaixonado por culinária.
.
Ele me conta que seu primeiro contato com a culinária foi aos 15 anos de idade, quando sua mãe Dona Mara Moreira Perini decidiu que iria ensinar ele e o irmão mais novo a cozinhar; para que na sua ausência soubessem se virar na cozinha.
.
Com isso, durante as viagens à praia juntamente com amigos surgiu a oportunidade de praticar o que aprendia com sua mãe. E não é que em pouco tempo passou do miojo ao famoso macarrão com salsicha!
.
Desde então foi pegando gosto pelo assunto e começou a comprar revistas e livros de culinária para aprender mais. Com o passar dos anos foi se aperfeiçoando na cozinha e não parou mais.
.
Perguntei qual a comida que mais gosta de cozinhar? Ele me respondeu com simplicidade e alegria: “a que me faz feliz, mas pra comer, como um bom neto de italiano sou louco por lasanha e também adoro yakissoba”.
.
Em setembro de 2019, durante uma viagem de ônibus rodoviário ele sofreu um infarto agudo do miocárdio que lhe rendeu três dias de internação na UTI, um cateterismo e uma angioplastia. Ele que já tinha uma alimentação saudável, virou ovo-lácteo vegetariano (dieta a base de laticínios, ovos e produtos de origem vegetal) para ajudar na recuperação do músculo cardíaco. Com isso, reaprendeu a cozinhar utilizando menos sódio nas receitas combinando vários tipos de especiarias para dar sabor aos alimentos.
.
Sete dias após infartar com autorização médica subiu num avião com destino a Vitória/ES, onde faria a segunda fase para delegado de Polícia Cívil. Segundo Stênio: “deu um trabalhão pra chegar no local da prova, fiz a prova e infelizmente foi anulada”.
.
E só pra constar, após tudo isto ele inventou de ser paraquedista!
.
Agora que você conheceu a história de superação do Stênio, vamos falar da receita que ele preparou para nós, uma deliciosa pizza de massa funcional feita na frigideira.
.
Se você fizer essa receita, mande sua foto para nossa redação, ficaremos felizes em postar no instagram do Click Gastronômico..

Receita de pizza funcional preparada na frigideira. (Foto: Divulgação)

RECEITA PIZZA FUNCIONAL DE FRIGIDEIRA
.
Ingredientes da massa
1 ovo
200 gramas de farinha de aveia
30 mililitros de água
1 pitada de sal
.
Ingredientes do Recheio
4 fatias de queijo muçarela
80 gramas de palmito pupunha picado
40 gramas de milho verde
10 gramas de azeitonas verdes picadas
30 gramas de cogumelo champignon picado
Molho de tomate a gosto
Orégano para polvilhar
Azeite a gosto
.
Modo de Preparo – Massa
Misture em uma tigela o ovo e a farinha de aveia sem bater. Depois acrescente o sal e a água aos poucos, misture sem bater. Reserve.
.
Modo de Preparo – Pizza
Coloque um fio de azeite na frigideira e espalhe com a ajuda de um guardanapo. Comece abrindo um pouco a massa nas mãos e após acrescente a massa na frigideira. Continue abrindo a massa dentro da frigideira levemente com as pontas dos dedos para que a massa não desmanche e possa ficar fina.
.
Sobre a massa coloque os ingredientes, o molho, a muçarela, etc., polvilhe o orégano ao final.
.
Tampe a frigideira e deixe no fogo baixo de 7 a 10 minutos dependendo da espessura da massa, para que ela possa assar por completo, ficar com uma leve crocância e assar o recheio.
.
Sirva na sequência acompanhada de um bom vinho de sua preferência.
.
Observação: Você pode usar a farinha de trigo no lugar da farinha de aveia. Esta massa não leva fermento químico ou biológico. A massa também pode ser assada em um forno convencional ou elétrico e, nestes casos aqueça previamente o forno na temperatura máxima e mantenha na hora de assar a pizza, assim ela assa por igual e mantém uma crocância ideal.
.
Veja fotos da receita até ela ficar pronta: https://photos.app.goo.gl/qPnr9YZMFsj38moV7

Botão Voltar ao topo