publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cinco coisas que você pode aprender com o celular

Usando o celular para obter novos conhecimentos. (Foto: Pexels)

Uma das reclamações mais comuns atualmente é a falta de tempo. A quantidade de tarefas exige a maior parte dos dias e semanas e, por tabela, a energia e o ânimo. Mas investir em um tempo de qualidade para se capacitar, relaxar ou se divertir é essencial para compensar as tensões causadas pelas atividades do dia a dia.

Em meio à correria cotidiana, o caminho para criar o tempo para si mesmo pode estar ao alcance das mãos. No celular existem diferentes opções de cursos, aulas e orientações para diversas finalidades. Basta pesquisar e encontrar algo que atenda ao próprio desejo, seja em sites, canais de vídeo ou aplicativos. E em alguns casos, ainda pode ser possível tirar dúvidas em tempo real.

Para quem tem dificuldade de concentração, a sugestão é desativar as notificações ou estudar com o celular no modo off-line, para evitar a quebra do foco.

Desenhar

Desenhar aprimora a capacidade de observação, incentiva a mente a buscar formas de representar a ideia, estimula imaginação e criatividade. A prática mostra que os erros fazem parte do processo de crescimento e de aperfeiçoamento pessoal.

Aplicativos gratuitos e pagos permitem que as pessoas aprendam e pratiquem o desenho livre, em cores ou não, ou com apoio de templates, com mais ou menos recursos conforme a habilidade de quem estiver usando. Alguns ainda incentivam o trabalho colaborativo, criando sessões em que outras pessoas podem ser convidadas a participar da criação.

Aprender cálculo

Independente de que seja preparação para vestibular, reforço das aulas na universidade ou estudo para concursos, vários aplicativos e plataformas podem ajudar quem precisa estudar cálculo ou alguma outra área específica, reforçando os conceitos apresentados em sala de aula.

Matemática exige concentração, compreensão das normas, raciocínio lógico e muita prática. Os recursos tecnológicos disponibilizados em um celular contribuem, oferecendo opções diversas de exercícios para serem resolvidos e comparados com o passo-a-passo dos professores, além dos canais de contato para tirar dúvidas e orientar durante o aprendizado.

Falar Mandarim

Mandarim é o nome dado ao idioma oficial na China. É a principal variação da língua no país, usada por mais de 1 bilhão de pessoas para se comunicar. A expansão econômica do país asiático tem despertado o interesse de brasileiros em aprender o idioma, para conhecer a cultura e como um diferencial para se apresentar no mercado.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vários aplicativos, inclusive gratuitos, ajudam no aprendizado, ensinando desde quem não tem conhecimento até aqueles já têm alguma base do idioma. Alguns são focados na pronúncia, uma vez que a forma de falar pode mudar o sentido do que é dito. Outros ensinam a identificar ideogramas e também apoiam na escrita dos caracteres. Vários apps são em inglês, o que permite o estudo de dois idiomas ao mesmo tempo.

Origami

É a arte japonesa de criar representações de seres ou objetos por meio das dobras geométricas de uma peça de papel, sem uso de cola ou de tesoura. Cada figura possui um significado diferente. O mais conhecido é o tsuru, pássaro japonês que significa paz e boa sorte. Com sapo, tartaruga, coelhos, peixes, cachorros, borboletas, flores variadas e coração, não faltam ideias para origamis.

Além de forma de entreter adultos e crianças, os papéis dobrados podem ser usados para presentear, como forma de decoração em casa ou em festas. O aprendizado estimula a criatividade enquanto ensina a quem pratica sobre paciência, persistência e busca pela transformação.

Meditar

A prática que busca conduzir a mente para um estado de calma, clareza emocional e de relaxamento está muito difundida atualmente. Sem contraindicações, tornou-se um aliado no alívio de dores crônicas e da insônia, na redução da ansiedade, estresse e depressão, no controle da raiva e no aumento da capacidade de concentração.

Aplicativos trabalham diferentes técnicas e formas, o que permite que as pessoas experimentem até encontrar o método que funciona melhor.

Para quem não tem a disponibilidade de ir até um instrutor, o celular permite encaixar a prática na agenda conforme a rotina. Os aplicativos também disponibilizam meditações em grupo que podem ser feitas com a família e também orientam o passo a passo correto para quem vai fazer sozinho.

 

Botão Voltar ao topo