Proporcionar um aprendizado com significado e conectado com a realidade, no qual o aluno é estimulado a construir um projeto de vida que norteará suas decisões pessoais e profissionais. Essa tem sido a proposta de algumas redes de ensino para promover a formação integral e cidadã do estudante, por meio do desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, a emancipação e a autonomia.
Em Pindamonhangaba, essa metodologia é um dos pilares do Ensino Médio Técnico em Informática, da unidade Senac da cidade, cujas primeiras turmas concluíram o primeiro ano do curso em 2020. Dentro do plano do curso, o Projeto de Vida tem o objetivo de promover a reflexão necessária para a construção do sentido e significado da vida do jovem em relação ao mundo, consigo, com os outros, com seus sonhos e metas.
“É um exercício de orientação contínua que visa o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, por meio da construção de percursos formativos acompanhados por um professor da escolha do próprio estudante. A cada ano, o Projeto de Vida proporciona vivências importantes para associar o conteúdo teórico à prática, além de ampliar o repertório sociocultural e valorizar a experiência e autonomia nos processos”, conta Regina Maria de Castro Marchi Silva, do setor técnico do Senac Pindamonhangaba.
No primeiro ano, o tema trabalhado é autoconhecimento, que busca a reflexão sobre a identidade do jovem, o “quem eu sou” e o reconhecimento das identidades individuais e coletivas. No 2º ano, com o tema emancipação, a turma é incentivada a desenvolver a percepção de novos cenários, nos quais os contextos sociais favorecem a construção de conhecimentos. No último ano, as atividades têm o intuito de fortalecer a autonomia, por meio do protagonismo juvenil e empreendedorismo, despertando o interesse de intervenção na realidade, de criação de projetos que visam a solução de problemas, e de proposição de novas ideias.
“Hoje, o jovem espera de sua escola acolhimento, ensino de qualidade, espaço para convivência e compreensão diante da diversidade, valorização do seu potencial. As atividades propostas no Projeto de Vida do Ensino Médio Técnico em Informática provocam a reflexão, no sentido de levar o aluno a encontrar e entender suas potencialidades, transformando-se em protagonista de sua jornada. Dessa forma, o estudante conclui o curso com as características esperadas pelo mercado, como boa formação, domínio científico, autonomia, atitude colaborativa, atitude empreendedora, e sabendo trabalhar em equipe”, complementa Regina.
A um passo do mundo do trabalho
O Ensino Médio Técnico em Informática visa à formação integral e proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras.
No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho como estagiário. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores. No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.
Os interessados em conhecer mais sobre o Ensino Médio Técnico em Informática podem agendar reuniões virtuais com a coordenação do curso pelo e-mail [email protected]. Para se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio.