As equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da CCR NovaDutra, realizaram na sexta-feira (12) mais uma ação ‘Vou de Cinto’ realizada hoje (12/02), no posto de pesagem de veículos (PPV) de Queluz (SP), na Via Dutra.
Durante o período de 5 horas, foram abordados 28 ônibus de turismo e orientadas 802 passageiros sobre a importância e obrigatoriedade do uso do cinto de segurança durante a viagem. Os fiscais da ANTT abordavam os ônibus e orientaram os motoristas e passageiros. Todos receberam um folheto feito pela concessionária, com dicas de segurança.
Embora o cinto de segurança possa reduzir em 75% o risco de uma lesão grave em caso de acidentes, uma pesquisa da ANTT revelou que seis em cada 10 passageiros não utilizam o dispositivo de segurança durante a viagem. “Sempre promovemos ações em prol da segurança viária e o ‘Vou de Cinto’ tem se mostrado muito eficiente, pois conseguimos conscientizar um grande número de passageiros”, explica Leandro Guimarães, Coordenador de Interação da CCR NovaDutra.
Desde 1999, todo passageiro de ônibus é obrigado a utilizar o cinto de segurança durante a viagem. O não uso do equipamento é considerado uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Essa é a segunda ação do ano. A iniciativa faz parte do calendário de ação da campanha ‘Vou de cinto’, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a CCR NovaDutra.