Três jovens dos CASAs Jacareí e Taubaté prestam Enem PPL

Exame para privados de liberdade acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro; no Estado são 160 adolescentes da Fundação CASA inscritos. (Foto: Fundação CASA/Eliel Nascimento)

Davi (nome fictício), de 18 anos, concluiu o Ensino Médio e seu desejo é continuar os estudos, seguindo carreira na área da Engenharia. Hoje cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Taubaté, no Vale do Paraíba, e irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em busca de um novo futuro. Ele é um dos três adolescentes dos CASAs Taubaté e Jacareí que realizarão as provas na próxima semana – um quarto jovem inscrito pretende retornar ao CASA Taubaté para prestar o Exame.

Os adolescentes são parte do grupo de 160 jovens da Fundação CASA, que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa de internação em 68 centros socioeducativos da Fundação CASA, inscritos em todo o Estado de São Paulo para o Enem PPL.

As provas acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro, quando também haverá reaplicação da prova para os candidatos do Enem geral que não compareceram em janeiro e solicitaram nova realização.

O Enem PPL é aplicado para adultos do sistema prisional e para adolescentes em medida socioeducativa de privação de liberdade (internação).

Os estudantes que prestam o Enem PPL também podem utilizar a pontuação para concorrer a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (ProUni).

“O Enem é um exame que possibilita ao jovem que cometeu ato infracional ampliar suas escolhas futuras, dar continuidade à sua formação acadêmica e estar ainda mais preparado para a inserção no mercado de trabalho”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Como é

Na Fundação CASA, as provas ocorrem dentro dos centros socioeducativos. Os adolescentes já desinternados podem retornar ao local onde foram inscritos para realizar os testes.

As provas serão aplicadas por profissionais contratados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame.

No primeiro dia (23), os adolescentes responderão a 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além de escrever a redação. No segundo (24), serão 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Todas as medidas sanitárias e de proteção contra a Covid-19 serão tomadas, como a higienização das salas antes da aplicação das provas, a manutenção do distanciamento entre os adolescentes participantes, uso de álcool em gel e máscara de proteção facial.

Educação na CASA

Na Fundação CASA, a educação escolar é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo conteúdo programático, calendário e material didático da rede pública estadual.

A preparação para o Enem PPL ocorre principalmente no período da aula, embora a equipe pedagógica de cada centro socioeducativo tenha autonomia para aplicar atividades de preparação extra, com auxílio de pedagogos ou agentes educacionais da própria Fundação.

Botão Voltar ao topo