O que se vê nos deslocamentos atuais dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) data do século XVIII, quando o Rei da Rússia Frederico II determinava que seus súditos executassem movimentos a pé firme e em marcha.
O Exército Brasileiro herdou tais movimentos do Exército Português, com o objetivo de desenvolver o espírito de corpo e a disciplina.
Para além desses valores cultuados diariamente entre os futuros oficiais combatentes de carreira, os concursos de Ordem Unida evidenciam a motivação, a união, o respeito à Pátria e a responsabilidade tão inerentes daqueles que escolheram a profissão militar em suas vidas.
No dia 5 de fevereiro de 2021, foi realizada mais uma edição desta atividade, que visa também aprimorar a apresentação do Corpo de Cadetes (CC) nas formaturas; Verificar o nível da instrução de Ordem Unida do CC; E selecionar indicadores de padrão coletivo da Ordem Unida do CC, tais como uniformidade, sincronização e garbo militar.
O concurso contou com a participação dos cadetes de todos os anos. Foram realizadas oficinas de Apresentação individual e ordem unida a pé firme; Canto de canção e desfile; E voltas em marcha. Atividades, as quais, foram realizadas nas dependências da AMAN que diariamente já servem como palco para tais movimentações cotidianas do CC, dentre elas, Pátios Tenente Moura e Marechal Mascarenhas de Moraes.
A Ordem Unida é a manifestação da obediência, tão necessária para a eficiência na guerra.
Durante o concurso de Ordem Unida, o que se viu foram Subunidades motivadas e dedicadas, além de cadetes exercendo a ação de comando.Aspectos como a autoconfiança e a responsabilidade caracterizam os aprendizados adquiridos num concurso como este.
Sagraram-se campeãos na Categoria Arma/Quadro/Serviço e na Categoria curso Básico, os quais os resultados foram anunciados em formatura matinal realizada neste dia 18 de fevereiro, o 1º Esquadrão de Cavalaria e a 2ª Companhia do Curso Básico.
* Com informações da AMAN