Foram lançados os primeiros editais para estudos técnicos com o objetivo de subsidiar as concessões de unidades de conservação federais, agenda prioritária do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação é fruto de um projeto de cooperação técnica internacional entre Ministério do Turismo e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que tem o objetivo de promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no Brasil.
Serão desenvolvidos estudos e proposições para concepção de modelagem técnica e operacional, engenharia, arquitetura, assim como de viabilidade econômico-financeira para as concessões. Os estudos serão feitos no prazo de até 120 dias após a assinatura dos contratos.
As unidades de conservação contempladas nos estudos são: Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Ubajara (CE), Parque Nacional de Brasília (DF) e Floresta Nacional de Brasília (DF). Nas próximas semanas, serão lançados editais para outros estudos previstos na parceria.
Os interessados poderão acessar as informações no site da Unesco.