A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realiza, no período de 15 a 27 de março, das 9h às 19h, um exercício militar simulado na região de Quatis e Porto Real (Sul Fluminense).
A ação tem por objetivo preparar os futuros oficiais do Exército Brasileiro para operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando as Forças Armadas podem ser empregadas em eventos internos, como em questões de segurança pública ou em situações em que somente o emprego tradicional da polícia não é o suficiente.
Ações de GLO trazem consigo aspectos da guerra moderna, como, por exemplo, o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano.
Nas regiões abrangidas, serão realizadas simulações de operações militares de patrulhamento, postos de bloqueio de vias urbanas e blitzes que visam o treinamento de maneira mais real.
Para o adestramento, serão empregados cerca de 225 militares, oito viaturas de grande porte, como a Guarani e 5 Ton, e também o 37º batalhão de Polícia Militar e a 100ª Delegacia Policial, que apoiarão o exercício.
Por conta das atividades de simulação de guerra, como o deslocamento da tropa, seja com viaturas ou a pé, inspeções veiculares, condução de presos e a realização de tiros de festim. A AMAN solicita a compreensão dos moradores.