publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caminhos da Fé | A Quaresma: oportunidade de dialogar com Jesus

A Quaresma: oportunidade de dialogar com Jesus. (Foto: Pixabay)

Estamos avançando neste belo itinerário quaresmal, iniciando a quarta semana, próximos de chegar à Jerusalém e lá celebrar o mistério da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, quero convidá-lo, a perceber o tempo quaresmal como uma oportunidade para o diálogo, à luz do texto bíblico de João 3,14-21, ocasião do encontro entre Nicodemos e Jesus.

A conversa entre estes dois é intensa e tem como ponto de partida, a pergunta de Nicodemos: “Como pode alguém nascer de novo se já é velho?” (João 3,4). Jesus nesse diálogo, numa conversa gostosa e fraterna vai ajudar-nos a entender primeiro, a finalidade do tempo quaresmal, é ser um tempo de graça, de reconciliação,e de Salvação. Na medida em que dialogamos com Ele, vamos crescendo na prática da verdade. Depois, ensina-nos a perceber, é de que a meta humana é o céu, a plenitude, a Salvação. Assim é preciso cuidar de nossas atitudes, que serão um indicativo de que estamos no caminho certo.

Nesta conversa amigável, alguns elementos são apresentados para responder à pergunta, como é possível nascer de novo?

O primeiro elemento: o sentido da Cruz. Jesus,revela que a Cruz é expressão do amor de Deus e de que uma expressão da nossa crença e não como escândalo como pensavam na época. O valor e o sentido da Cruz, é assumido e entendido, na medida em que estamos com Jesus e ali construímos nossa identidade.
O segundo é o Crer.Como expressão desta busca pela salvação, a atitude de crer, leva-nos à decisão de participar, envolver-se no projeto do Reino e a pautar a nossa vida com princípios.

Em cada diálogo que tivermos com Jesus, perguntemos a Ele, quais são os critérios pelos quais podemos analisar nossos passos rumo ao céu. No evangelho que é referência para este nosso texto, encontrei quatro critérios: 1) assumir a Cruz “Quem quiser Me seguir tome, diariamente a sua Cruz; 2) o segundo critério é o desenvolvimento e o crescimento da nossa fé. Não podemos ter uma fé infantil e que nos afaste da responsabilidade do engajamento eclesial e comunitário; 3) o terceiro critério é não ter medo da luz, pois não temos nada a esconder;4) e o quarto critério são as nossas ações que refletem aquilo que nosso coração carrega.

Do diálogo entre Jesus e Nicodemos aprendamos a dialogar com outros, principalmente quando o tema for fé, salvação e atitudes cristãs.

Padre Kleber Rodrigues da Silva, é pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba-SP. Natural de São Luiz do Paraitinga-SP, é o caçula de 12 filhos. Foi ordenado padre em 15 de maio de 2004. É formado em Filosofia, Teologia, Publicidade e Propaganda e atualmente está fazendo Pós-Graduação, em Gestão Religiosa e Paroquial.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo