publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

De aniversário a feira de negócios, setor de eventos migra do físico para o virtual

(Foto: divulgação)

Não é novidade que a pandemia acertou em cheio o setor de eventos. Festas, peças de teatro, shows e até feiras de negócios foram suspensas para evitar a disseminação da Covid-19. Com a recomendação das autoridades e órgãos de saúde para que a população permaneça em isolamento social, os profissionais da área de eventos precisaram se reinventar e usar da criatividade para encontrar soluções que permitissem continuar atendendo às expectativas daqueles que demandam pelos seus serviços. O resultado foi a aceleração de uma tendência que já existia no mercado para os próximos 10 anos: os encontros de forma virtual ou híbrida.

“Já era uma realidade em alguns eventos, principalmente os acadêmicos e os corporativos, a transmissão via streaming, tanto que os organizadores já consideravam em seu planejamento os participantes remotos. No último ano, esse formato passou a ser utilizado também em casamentos, aniversários e até batizados. A realização das Olimpíadas de Tóquio sem a presença do público e dos voluntários será outra experiência pela qual as novas gerações vão provavelmente passar. Criatividade é a palavra de ordem na rotina do profissional de eventos em qualquer tempo”, destaca Cecília Guimarães, docente da área de eventos do Senac Pindamonhangaba.

Ela reforça que os eventos remotos possuem algumas vantagens. Entre elas, a da inclusão, já que é possível reunir de forma virtual participantes de todas as partes do mundo, e a redução de custos, tanto para os organizadores quanto para os participantes. Como exemplos vistos em 2020 estão os grandes eventos internacionais e de negócios que aconteceram gratuitamente, mas se fossem feitos antes da pandemia, poderiam ser de difícil acesso devido ao alto valor de investimento com inscrição, deslocamento, alimentação e hospedagem. O formato híbrido deve se tornar uma realidade daqui em diante.

Igor Salmazo, que também é docente da área de eventos no Senac Pindamonhangaba, ressalta ainda que os eventos on-line podem continuar como alternativa pós-pandemia em alguns segmentos, mas quando for possível, as pessoas voltarão a se reunir e o setor será novamente demandado, até mais que antes. “Enquanto não voltamos à normalidade, os fornecedores dessa área continuam se adaptando ao cenário atual, realizando a locação de tendas para os grandes hospitais de campanha, produzindo alimentos e bebidas para ofertar no delivery, substituindo as plantações de flores por hortaliças, e até mesmo fazendo apresentações musicais com transmissão ao vivo”, complementa.

Diferencial competitivo

Em Pindamonhangaba, o Senac está com inscrições abertas para o Técnico em Eventos. Com 800 horas de duração, o curso prepara a turma para organizar e coordenar diferentes tipos de eventos, desde a prospecção, planejamento, divulgação, até a sua execução e avaliação de resultados. A instituição tem como premissas pedagógicas imprimir nos alunos marcas formativas como Atitude Colaborativa, Atitude Sustentável, Atitude Empreendedora, Domínio Técnico-científico e Visão Crítica.

Desde o primeiro dia de aula, o estudante é incentivado a pensar sobre sua realidade, perceber seu contexto social e efetuar melhorias no mercado em que irá atuar. Por meio de metodologias ativas, onde a turma é protagonista da sua aprendizagem, são desenvolvidos projetos reais que integram todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Dessa maneira, ao se formar, o novo profissional estará pronto para enfrentar, com criatividade e responsabilidade, qualquer desafio que aparecer.

Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Serviço:
Técnico em Eventos
Data: 6 de abril de 2021 a 13 de abril de 2022
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Botão Voltar ao topo