Após percorrerem 180 quilômetros, militares do Comando Conjunto Sudeste (CCSE) chegaram a Potim (SP) na manhã desta quinta-feira (1º) com 60 toneladas de alimentos que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar decorrente da pandemia de covid-19. A previsão inicial era de 30 toneladas.
Três caminhões da 2ª Companhia de Transporte, do Exército Brasileiro, foram empregados: uma carreta com baú acoplado, um frigorífico e uma viatura baú. Os caminhões partiram da Praça do Milho, no interior do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, por volta das 4h.
Frutas, verduras, legumes e demais produtos de cesta básica foram arrecadados por meio de doações ao Banco de Alimentos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
No dia 25 de março, o CCSE transportou 223 toneladas de alimentos para o município de Aparecida (SP), beneficiando 26 mil pessoas.
Operação Covid-19
Há um ano, as Forças Armadas estão sendo empregadas em todo o território nacional para apoiar as medidas deliberadas pelo Governo Federal voltadas para a mitigação das consequências da pandemia de Covid-19.
A Operação Covid-19 foi instituída pela Diretriz Ministerial nº 6, de 18 de março de 2020, que ativou dez Comandos Conjuntos em apoio aos órgãos de Saúde e de Segurança Pública.
Os Comandos Conjuntos têm como objetivos: apoiar os órgãos de Segurança Pública no controle de acesso às fronteiras; empregar os meios de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR) para descontaminação de material; empregar pessoal militar e servidores civis em campanhas de conscientização; apoiar com meios de transporte, fornecimento de alimentação e alojamento para as equipes envolvidas; estabelecer ligações com os órgãos estaduais responsáveis pelas ações sanitárias; e apoiar a triagem de pessoas com suspeitas de infecção para posterior encaminhamento aos hospitais.
No Estado de São Paulo, o CCSE é formado pelo Comando do 8º Distrito Naval (Marinha do Brasil), Comando Militar do Sudeste (Exército Brasileiro) e Comando-Geral de Apoio (Força Aérea Brasileira).