Visando a Capacitação Técnica e Tática do Efetivo Profissional (CTTEP), o Pelotão de Equipamentos e Construção do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”, unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP), realizou um curso interno de Operação de Equipamentos de Engenharia.
O curso, com carga horária de 140 horas, em sua 1ª fase, foi constituída por duas semanas de instruções teóricas, nas quais foram abordados os sistemas e componentes dos maquinários, os procedimentos quanto à segurança nas operações, apresentação dos ferramentais e utilização do equipamento de proteção individual (EPI).
Na fase de operações, também realizada em duas semanas, os militares receberam ensinamentos sobre os fundamentos de terraplanagem, drenagem e os comandos básicos dos seguintes equipamentos: rolo compactador liso, rolo compactador corrugado, motoniveladora, escavadeira, trator agrícola, pá carregadeira, trator de esteira, trator multiuso e retroescavadeira.
Como parte integrante da formação prática, realizaram trabalhos dentro do aquartelamento do Campo Alegre, como: manutenção e melhoramento da rede mínima de estradas com raspagem de leito de via, despejo de material para reforço da base, compactação do leito de rodagem e confecção de sistema de drenagem lateral para escoamento de águas pluviais.
Como trabalho de conclusão do curso, os militares estão realizando a revitalização do Estande de Tiro da Guarnição de Pindamonhangaba, tendo como objetivo o aumento de proteção e a restauração de suas encostas, bem como suas vias de acesso.
O curso foi iniciado no dia 1º de março e encerrado com formatura no dia 1º de abril, com a presença do tenente-coronel Pedrosa, comandante do “Borba Gato. Ao todo, foram formados 21 militares, sendo 11º do Batalhão Borba Gato, 6 da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e 4 da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve – Aeromóvel.