Um avião voando mais baixo que o normal chamou a a atenção na manhã desta quinta-feira (8), em Pindamonhangaba. A aeronave fez diversas passagens pela região, inclusive baixando mais sua altitude nas imediações de uma pista de pouso existente na região após a ponte do rio Paraíba do Sul.
O PortalR3 acompanhou a movimentação da aeronave, um Embraer IU-50 (Legacy 500), e entrou em contato com Força Aérea Brasileira para informações. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, trata-se de voo realizado por aeronave pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar do Comando da Aeronáutica responsável pela inspeção e aferição de todos os auxílios à navegação aérea do Brasil, assegurando, assim, a operacionalidade e a confiabilidade para utilização por parte dos usuários.
A Inspeção em Voo de Equipamentos e Procedimentos Operacionais garante a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao aferir regularmente todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil. A inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que atendam aos parâmetros previstos.