Surgida há pelo menos cinco mil anos na China, a reflexologia é a aplicação de pressão nas áreas dos pés (ou mãos), geralmente relaxante e responsável por ajudar a aliviar o estresse.
A teoria por trás da reflexologia é que áreas do pé correspondem a órgãos e sistemas do corpo, e a pressão aplicada em cada ponto traz relaxamento e cura à área indicada.
Os reflexologistas usam tabelas de pés para guiá-los enquanto aplicam pressão em áreas específicas. A técnica às vezes é combinada com outras terapias práticas e pode ser oferecida por massagistas, quiropráticos e fisioterapeutas.
Vários estudos indicam que ela pode reduzir a dor e os sintomas psicológicos, como estresse e ansiedade, e aumentar o relaxamento e o sono. Considerando que a reflexologia também é de baixo risco, pode ser uma opção razoável se você está procurando relaxamento e alívio do estresse.
Embora a reflexologia não seja usada para diagnosticar ou curar doenças, milhões de pessoas em todo o mundo a usam para complementar outros tratamentos ao abordar condições como ansiedade, asma, tratamento de câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, dores de cabeça, função renal, TPM e sinusite.
A reflexologia podal é uma das técnicas mais conhecidas. Utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, os quais correspondem a regiões e órgãos do corpo humano.
Ela atua na correção de disfunções do corpo, sendo uma terapia complementar aos tratamentos de saúde. Além disso, equilibra o organismo para manter a saúde e o bem-estar.
Benefícios
A reflexologia promove uma série de benefícios aos adeptos – alívio de dores na coluna e de dores em geral; diminuição do estresse; relaxamento; estímulo da circulação sanguínea; estímulo do sistema imunológico; liberação de toxinas do corpo; harmonização emocional.
A técnica é utilizada para diversos problemas – dor de cabeça e enxaqueca; torcicolo dores na coluna; dor muscular, no nervo ciático, garganta e estômago.
Doenças inflamatórias – sinusite, rinite, cistite e amigdalite.
Disfunções ginecológicas – síndrome do ovário policístico, tensão pré-menstrual, cólicas menstruais, impotência sexual e menopausa.
Doenças gastrointestinais – constipação intestinal, azia, má digestão, gastrite e hemorroida.
Problemas emocionais – depressão, ansiedade e insônia.
Contraindicações
Machucados na região a ser trabalhada; diabetes avançada; gestantes;pessoas portadoras de marca-passo;processos de alergia, além de pessoas que apresentem varizes expostas, trombose ou fraturas.