publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mais de 250 reeducandos do Vale do Paraíba são classificados no Enem

Resultados poderão ser usados para inscrições no Ensino Superior no segundo semestre deste ano. (Foto: Caio Daniel/SAP)

Donizetti tem 37 anos e, assim como outros presos da região do Vale do Paraíba, experimenta a chance de sonhar. Recluso na Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, ele foi aprovado na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Com a pandemia de Covid-19, a aplicação do exame foi realizada em fevereiro de 2021. Entre os presos de São Paulo, 2.444 pessoas tiveram média aritmética igual ou acima de 450 pontos e não zeraram a redação. No Vale, 263 presos foram aprovados no Enem PPL.

Esses sentenciados estão aptos a concorrerem a uma vaga no Ensino Superior no segundo semestre de 2021, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cozinheiro na unidade prisional, o reeducando Donizetti vivencia a oportunidade de estudar gastronomia e se profissionalizar, tornando-se um chefe de cozinha. “Quero e vou sair daqui uma nova pessoa. Eu irei retornar para a sociedade e para a minha família com a sensação de que aprendi e amadureci”, garante ele, que concluiu o Ensino Médio na penitenciária.

Preparação
Para treinar os candidatos inscritos no Enem PPL, a SAP proporcionou um cursinho preparatório com 160 horas de aulas a distância. A medida é inédita e foi possível graças a uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto SEB.

No Vale, participaram da última edição do Enem PPL reeducandos de 10 unidades prisionais. São elas: o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, o CDP de Caraguatatuba, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé, o Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, a Penitenciária Feminina 1 “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé, a Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, a Penitenciária 1 “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim, a Penitenciária 2 de Potim, a Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, a Penitenciária 2 “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé.

Botão Voltar ao topo