5º BIL sedia 2ª Conferência de Planejamento do Exercício Combinado com o Exército dos Estados Unidos

Militares durante a conferência em Lorena (SP). (Foto: divulgação)

O 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), com sede em Lorena (SP), sediou entre os dias 19 e 23 de abril, a 2ª Conferência de Planejamento do Exercício Combinado com o Exército dos Estados Unidos – CORE/2021, acrônimo para a sigla “Combined Operations and Rotation Exercises”.

Durante o período, os militares do Exército dos Estados Unidos participaram de reuniões e de reconhecimentos, dando continuidade à preparação do exercício a ser executado no período de 28 de novembro a 18 de dezembro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

O exercício será executado por uma Força-Tarefa (FT) do Batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), comandada pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) e terá a participação de uma Subunidade do Exército dos Estados Unidos. Aspectos táticos da execução foram definidos, tais como a dinâmica das ações a serem realizadas e a composição da Força Tarefa Itororó que, além de uma subunidade americana, contará ainda com 8 (oito) militares daquela nação em seu estado-maior.

De acordo com o 5º BIL, dentre os objetivos do exercício, destaca-se a interoperabilidade entre os exércitos, contribuindo para a ampliação da projeção do Exército Brasileiro no exterior. O exercício CORE será executado no contexto de adestramento da Força de Prontidão (FORPRON) da Brigada Aeromóvel.

Durante toda a reunião, foram respeitadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus e os militares norte-americanos foram submetidos a testes de Covid-19 às vésperas do embarque de volta para os Estados Unidos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo