Representantes da prefeitura, da Câmara e do Exército, em Caçapava, participaram na quarta-feira, dia 28, de homenagem aos pracinhas que lutaram e venceram a batalha de Fornovo di Taro, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
O breve ato simbólico aconteceu na Estação Ferroviária, sem a presença de público e com todos os cuidados sanitários necessários.
O local ganhou uma placa em menção a todos os soldados da Força Expedicionária Brasileira que passaram pela Estação Ferroviária de Caçapava em direção ao Rio de Janeiro e de lá embarcaram para a Guerra contra o Nazifascismo.
A batalha de Fornovo di Taro, no Norte da Itália, foi um marco para a história do Exército Brasileiro. Uma única divisão aliada, constituída por jovens soldados brasileiros, conseguiu sozinha a rendição de quase 20 mil alemães do regime opressor.
A proposta é que a menção ao feito desses soldados sirva de inspiração para todos que visitarem o prédio da Estação, preservando a história, e lembrando que ela também é parte cultural do município, que abriga o 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel.