Academia Militar das Agulhas Negras celebra o Dia do Exército

A atividade, realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM), contou com a presença dos efetivos da AMAN e do Batalhão de Comando e Serviços da AMAN. (Foto: AMAN)

19 de abril de 2021. No dia em que o Exército Brasileiro celebra 373 anos de origem, data que remete à 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em abril de 1648, comemora-se também o sentimento de patriotismo em torno de um ideal comum contra um invasor muito mais poderoso.

Nesta data significativa, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou uma formatura singela para homenagear cidadãos (militares e civis) que fazem a diferença em Resende e no Brasil.

A atividade, realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM), contou com a presença dos efetivos da AMAN e do Batalhão de Comando e Serviços da AMAN.

A cerimônia teve o hasteamento da bandeira nacional, o canto da canção do Exército Brasileiro e a entrega de comendas e diplomas.

Como reconhecimento, militares e civis receberam o Diploma Colaborador Emérito do Exército, Amigo do AMAN e diversas medalhas militares.

Dentre os homenageados que, pela AMAN, possuem uma imensurável admiração, estiveram o Excelentíssimo Senhor Prefeito da cidade de Resende Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, e o Comandante da Guarda Municipal de Resende César Ricardo Aureliano Laurindo.

Em tempos de pandemia da COVID-19, considerado o maior desafio da atual geração por parte do Comando do Exército, o Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel fez a leitura da Ordem do Dia, em que são evidenciadas as ideias força do Exército Brasileiro. “Presente em todos os rincões do Brasil, o Exército tem como maior ativo seus homens e suas mulheres que, ombreados sem qualquer distinção de raça, credo ou condição social, representam um retrato fiel do povo brasileiro e, com a mesma energia e com os mesmos valores de nossos antepassados, lutam, sem temor, frente às contendas da atualidade”.

O centenário Exército Brasileiro se renova a cada dia, seja pela atuação nas operações de guerra moderna, pela tecnologia que visa a sustentabilidade dos recursos e aprimoramento da formação como também pela continuidade de sua história em cada militar que por ele passa e convida novos jovens a integrarem seus quartéis. Um coração verde oliva é modificado pelos valores e tradições dessa instituição. Neste contexto, a AMAN parabeniza e fortalece o seu compromisso diário de formar oficiais combatentes de carreira a servir em prol da pátria.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Tão significativos quanto os longos anos de trajetória e feitos é o orgulho sentido pelo agraciado César Ricardo Aureliano Laurindo, Comandante da Guarda Municipal de Resende. Atuante no órgão público desde 2002, hoje ocupa o cargo mais alto, que é o de inspetor, além de ser responsável pela fiscalização de postura e defesa civil. Fruto desse sucesso na carreira tem a ver com tudo o que aprendeu na AMAN, ao servir de 1998 a 2001.

“Estou muito feliz por receber duas homenagens das mãos do comandante da AMAN. Justamente no dia do Exército brasileiro, fui agraciado com a medalha do Exército e o diploma Amigos da AMAN. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e à confiança que em mim foi depositada. Divido essas homenagens com os companheiros da guarda, os quais enfrentamos juntos as dificuldades e, mesmo assim, desempenhamos com profissionalismo todas as atividades. Esse reconhecimento tem um valor muito grande para mim, pois guardo um carinho especial pela Academia. As amizades que nesta instituição conheci só fortaleceram no decorrer dos anos”, finaliza Laurindo.

VEJA TAMBÉM

 

Botão Voltar ao topo