Atletas olímpicos e paralímpicos serão vacinados por meio de Ação Interministerial entre os Ministérios da Defesa, da Saúde e da Cidadania em coordenação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico do Brasil.
A imunização de cerca de 1,8 mil pessoas, entre esportistas e credenciados (treinadores, comissão técnica e jornalistas), que participarão dos Jogos Olímpicos 2021, de 23 de julho a 08 de agosto, em Tóquio, ocorre a partir desta sexta-feira (14). A imunização desse público será oferecida em organizações militares e em pontos de vacinação nas seguintes capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
O anúncio foi feito em evento na manhã desta terça-feira (11), no Ministério da Saúde, em Brasília. Presente na coletiva de imprensa, o Diretor de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho, explicou que a Pasta apoia a iniciativa com a logística de entrega de vacinas e com a disponibilização de pontos de imunização, nos Comandos Conjuntos, como já ocorre no atendimento à população em geral. “Nós estamos em estreita relação com o Ministério da Saúde, oferecendo nossas unidades para colaborar com o esforço nacional de vacinação”, ressaltou.
O Ministério da Defesa apoia o desporto militar por meio do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Até o momento, 55 militares atletas estão classificados para a Olimpíada de Tóquio em 15 modalidades. O PAAR, criado em 2008, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Especial do Esporte. Os participantes do programa contam com todos os benefícios da carreira, além de disporem de instalações esportivas militares adequadas para treinamento.