As soluções tecnológicas de atendimento ao munícipe em São José dos Campos se transformaram em cases de sucesso e podem ser replicadas por outras cidades brasileiras.
Nesta semana, a Prefeitura de Porto Alegre (RS) solicitou uma apresentação do funcionamento de vários aplicativos dentro de um projeto que prevê a implantação de soluções similares na capital gaúcha.
Além de São José, também foram selecionadas soluções tecnológicas adotadas em Barcelona, Medelin e Curitiba.
Entre os aplicativos e ferramentas implantadas por São José apresentadas a secretários municipais e diretores da Prefeitura de Porto Alegre, estão o Prefbook, 156 SJC, CSI (Centro de Segurança e Inteligência) monitoramento do território por satélite, Semáforos Inteligentes, agendamento de consultas e verificação de disponibilidade de medicamentos de maneira remota, entre outras.
“Foi muito interessante descobrir que uma cidade, que não é capital, está na vanguarda desse relacionamento com o cidadão. Parabéns a São José dos Campos pelo trabalho” afirmou o secretário de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, durante a apresentação virtual.
A pasta coordena a Consulta Pública aberta pela Prefeitura de Porto Alegre para modernizar e qualificar os canais de comunicação com o munícipe na capital gaúcha.
Cidade Inteligente
Além dos cases de aplicativos implantados pela prefeitura, também foi feita uma apresentação do processo de certificação que tornará São José dos Campos a primeira Cidade Inteligente no Brasil, de acordo com normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization).
Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.
O processo de certificação é uma iniciativa inédita no Brasil e está sendo desenvolvido pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, complexo de inovação e empreendedorismo criado e apoiado pela prefeitura.