O 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato” está comemorando 75 anos de de sua trajetória em Pindamonhangaba (SP). A tradicional unidade de Engenharia do Exército Brasileiro foi criada pelo Decreto Reservado nº 21.134-A, de 15 de Maio de 1946, e traz consigo as tradições da Unidade Militar que a precedeu junto à antiga 2ª Divisão de Infantaria, o 5º Batalhão de Engenheiros, transferido de Cáceres-MT para São Paulo-SP, em 1919, com a denominação de 2º Batalhão de Engenharia.
• Veja a galeria de fotos do evento
.Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, o comandante do Batalhão Borba Gato, tenente-coronel Henrique Vidal López Pedrosa, recebeu autoridades e convidados para a cerimônia comemorativa ao septuagésimo quinto aniversário que contou com a inauguração de placa, entrega de diploma de colaborador emérito do Exército Brasileiro, de diplomas de Amigo do Batalhão e ainda a entrega da medalha criada para celebrar o Jubileu de Diamante.
O evento teve início com a inauguração da placa dos 75 anos, esculpida em madeira pelo tenente Elias e que retrata a medalha comemorativa ao Jubileu de Diamante. Logo após, teve início a formatura no pátio interno, com apresentação da tropa pelo subcomandante, major Rosenberg, ao militar mais antigo presente na cerimônia, o coronel Maurício Máximo de Andrade, comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo e do Colégio Militar de São Paulo e ex-comandante do Batalhão.
Após o hasteamento do Pavilhão Nacional conduzido pelo tenente Otto, militar com mais tempo de serviço na Guarnição, foi executado pela banda do 6º BIL, a Canção do Batalhão, sem o canto pelo tropa, seguindo os protocolos sanitários. Ao final, a sargento Tifany Ramos fez a leitura de um texto com o histórico do Batalhão.
A entrega do diploma de colaborador emérito do Exército Brasileiro foi a primeira das homenagens na formatura. A honraria foi concedida pelo Comandante Militar do Sudeste ao jornalista e diretor do PortalR3, Luis Claudio Carvalho Antunes.
O Diploma de Colaborador Emérito é a materialização da homenagem a personalidades e instituições civis – brasileiras ou estrangeira, militares da reserva e reformados ou componentes das Forças Auxiliares que possui elevado conceito na classe e na comunidade a que pertence e por ter praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
O homenageado recebeu o diploma das mãos do coronel Maurício, acompanhando do tenente-coronel Pedrosa.
Dando prosseguimento, foi realizada a entrega de Diploma de Amigos do Batalhão para pessoas que, de forma direta ou indireta, colaboraram com as diversas atividades desenvolvidas pela unidade em prol da formação de seus soldados.
Criada para celebrar o Jubileu de Diamante, a medalha dos 75 anos materializa os feitos do 2º Batalhão de Engenharia de Combate ao longo de sua história em prol da população não só de Pindamonhangaba, mas diversas cidades do Estado de São Paulo. O coronel Maurício e o capitão Thiago Henrique Barros Cardoso, comandante da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, foram homenageados com um exemplar entregue pelo tenente-coronel Pedrosa.
Ao fim das homenagens o comandante do Batalhão fez o uso da palavra, agradecendo a presença dos convidados e ainda enfatizando a história de trabalho do Batalhão em prol da sociedade. O coronel Maurício, também fez uso da palavra e destacou a importância da unidade do Exército Brasileiro.
A formatura foi encerrada sem o tradicional desfile, seguindo as medidas de combate ao coronavírus.
* Reportagem de Luis Claudio Antunes e Bruna Silva