Dia da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro é comemorado na AMAN

“Ser cavalariano é assumir um estilo de vida comprometido com a liderança”. (Foto: AMAN)

Assim, os cavalarianos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), reforçam os valores da Arma, na semana em que se comemora o dia da Cavalaria, 10 de maio, em alusão ao nascimento de seu patrono Manuel Luís Osorio “Marquês de Herval”, em 1808.

De 10 a 15 de maio de 2021, o curso realizou diversas atividades, tais como cultos religiosos, exposição de material de emprego militar, prova hípica, formatura, cross da espora e demonstrações.

Na terça, foram realizadas Alvorada Festiva e a Formatura Alusiva ao Dia da Arma, no Pátio Tenente Moura. Como tradição, o busto do Marechal Osorio esteve em destaque com a guarda de quatro cadetes da AMAN, trajados do uniforme histórico e dos três Regimentos de Cavalaria de Guarda. A canção da Cavalaria foi entoada pelos presentes. Em seguida, o Comandante da Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel fez o uso da palavra e destacou o exemplo de liderança do patrono, Marechal Osorio, a todos os militares da Arma de Heróis, além da forte presença da Cavalaria nos diversos rincões do Brasil.

A formatura contou com a leitura de um texto alusivo à relevância histórica de Osorio proferido por um cadete da Arma.

Na quarta-feira, a prova hípica Marechal Osório foi realizada na Seção de Equitação. No sábado, acontece o tão tradicional Cross da Espora, quando os cadetes do 2º ano recebem de seus padrinhos a espora, um importante rito na formação dos futuros oficiais. Por conta da pandemia da COVID-19, a solenidade não será aberta ao público. No mesmo dia, haverá a demonstração dos cavalarianos na Pista Andrade Neves.

Líder da guerra contra o Paraguai, Osorio foi consagrado como “O Legendário”, por seus atributos de soldado e por ter galgado todos os postos da hierarquia militar ao ser praça do Exército Imperial. Desde cedo, aprendeu a dominar os animais de montaria.

O oficial da arma ligeira é preparado para os desafios dos conflitos modernos, oportunidade em que demonstra a mesma iniciativa, flexibilidade e arrojo dos heróis do passado.

A formatura contou com a leitura de um texto alusivo à relevância histórica de Osorio proferido por um cadete da Arma. (Foto: AMAN)

Do Parque do curso de Cavalaria passando pela Seção de Equitação, onde são desenvolvidos os conteúdos atitudinais atinentes ao futuro líder militar, aos regimentos, em que a Arma-base demonstra constante modernização da Cavalaria brasileira, a AMAN parabeniza a cada novo militar que tão bem representa a tradição de Osorio.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A agilidade blindada, mecanizada e montada, e a confiança nas ações garantem a segurança e o fortalecimento da Cavalaria. A certeza da missão se faz na postura de cada novo oficial que sai desta Academia. A poucos meses do Aspirantado, o cadete Nörnberg afirma. “Nós nos fortalecemos ao ver o exemplo daqueles que nos antecederam. Isso nos dá mais garra e segurança para nosso futuro”.

Botão Voltar ao topo