Assim, os cavalarianos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), reforçam os valores da Arma, na semana em que se comemora o dia da Cavalaria, 10 de maio, em alusão ao nascimento de seu patrono Manuel Luís Osorio “Marquês de Herval”, em 1808.
De 10 a 15 de maio de 2021, o curso realizou diversas atividades, tais como cultos religiosos, exposição de material de emprego militar, prova hípica, formatura, cross da espora e demonstrações.
Na terça, foram realizadas Alvorada Festiva e a Formatura Alusiva ao Dia da Arma, no Pátio Tenente Moura. Como tradição, o busto do Marechal Osorio esteve em destaque com a guarda de quatro cadetes da AMAN, trajados do uniforme histórico e dos três Regimentos de Cavalaria de Guarda. A canção da Cavalaria foi entoada pelos presentes. Em seguida, o Comandante da Academia, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel fez o uso da palavra e destacou o exemplo de liderança do patrono, Marechal Osorio, a todos os militares da Arma de Heróis, além da forte presença da Cavalaria nos diversos rincões do Brasil.
A formatura contou com a leitura de um texto alusivo à relevância histórica de Osorio proferido por um cadete da Arma.
Na quarta-feira, a prova hípica Marechal Osório foi realizada na Seção de Equitação. No sábado, acontece o tão tradicional Cross da Espora, quando os cadetes do 2º ano recebem de seus padrinhos a espora, um importante rito na formação dos futuros oficiais. Por conta da pandemia da COVID-19, a solenidade não será aberta ao público. No mesmo dia, haverá a demonstração dos cavalarianos na Pista Andrade Neves.
Líder da guerra contra o Paraguai, Osorio foi consagrado como “O Legendário”, por seus atributos de soldado e por ter galgado todos os postos da hierarquia militar ao ser praça do Exército Imperial. Desde cedo, aprendeu a dominar os animais de montaria.
O oficial da arma ligeira é preparado para os desafios dos conflitos modernos, oportunidade em que demonstra a mesma iniciativa, flexibilidade e arrojo dos heróis do passado.
Do Parque do curso de Cavalaria passando pela Seção de Equitação, onde são desenvolvidos os conteúdos atitudinais atinentes ao futuro líder militar, aos regimentos, em que a Arma-base demonstra constante modernização da Cavalaria brasileira, a AMAN parabeniza a cada novo militar que tão bem representa a tradição de Osorio.
A agilidade blindada, mecanizada e montada, e a confiança nas ações garantem a segurança e o fortalecimento da Cavalaria. A certeza da missão se faz na postura de cada novo oficial que sai desta Academia. A poucos meses do Aspirantado, o cadete Nörnberg afirma. “Nós nos fortalecemos ao ver o exemplo daqueles que nos antecederam. Isso nos dá mais garra e segurança para nosso futuro”.