A prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta semana a implantação de paraciclos –estacionamento para bicicletas – em mais três locais da cidade. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 para ampliar a capacidade de estações para os ciclistas.
Os três paraciclos foram implantados no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, e próximos ao Procon, no Centro, e ao Hospital Regional, na região sul.
Neste ano, a Prefeitura já implantou os estacionamentos para bicicletas próximos ao Paço Municipal, Terminal Rodoviário Central e Poupatempo.
Nesta primeira etapa de ampliação serão instalados 10 paraciclos. Os locais dos outros 4 paraciclos estão sendo definidos e todos serão instalados no primeiro semestre deste ano.
Cada paraciclo possui cinco estações para a guarda das bicicletas. Cada ciclista é o responsável pela segurança do equipamento, com o uso de corrente e cadeado próprio.
Atualmente, a cidade conta com 53 paraciclos e a previsão é que outros 30 sejam implantados, 10 nesta primeira fase e outros 20 na segunda.
Mobilidade
A atual administração municipal se preocupa com o meio ambiente e a saúde das pessoas e por isso tem investido em estrutura e educação para estimular a mobilidade ativa na cidade, com o uso de bicicletas e caminhadas para os deslocamentos.
Em 2016, São José contava com 79 quilômetros de malha cicloviária. Atualmente são mais de 155 quilômetros, um aumento de quase 100%.