publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté inscreve dois projetos na 5ª Semana Nacional de Arquivos

Projetos serão lançados nos dias 7 e 10 de junho e contarão histórias de Taubaté e dos taubateanos

O Taubatéense foi o primeiro jornal da cidade, lançado em 1861, e terá Catálogo Virtual. (Foto: reprodução)

A Secretaria de Cultura de Taubaté, por meio da Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos, participará da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece de 7 a 11 de junho. Foram inscritos os projetos “Relatos da Pandemia” e o “Catálogo Virtual”. O evento, por causa da Pandemia, será online.

O projeto “Relatos da Pandemia”, do Arquivo Histórico Municipal Félix Guisard Filho, será lançado no dia 07 de junho. O objetivo é receber e preservar depoimentos sobre a experiência dos moradores de Taubaté durante a Pandemia do Coronavírus.

Os moradores de Taubaté poderão enviar relatos pessoais do cotidiano e experiências vividas na pandemia para que futuramente pessoas tenham acesso aos relatos e entendam os efeitos do Covid-19 na cidade. Todos os relatos recolhidos farão parte de um acervo do Arquivo Histórico Municipal Félix Guisard Filho.

Para participar, o interessado deverá enviar seu relato em texto (diários, poesias, crônicas, cartas etc), em formato digital ou físico. Se estiver em formato digital, deve ser enviado para o e-mail [email protected]. Caso seja em formato físico, é só enviar pelo correio ou entregar pessoalmente na Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico.

O participante deve preencher um termo de doação e um formulário de autorização do seu arquivo. A Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico fica na Avenida Thomé Portes Del Rey, 925, Jardim Ana Emília. Os telefones para mais informações são 3621-6044 e 3625-5059.

Catálogo Virtual
No dia 10 de junho acontece o lançamento do Catálogo Virtual dos jornais da Hemeroteca Antônio Mello Junior, que pertencente ao Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho.

São mais de 280 títulos de jornais, editados em Taubaté, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, que representam uma importante fonte de pesquisa sobre Taubaté e região a partir de 1861, data da edição do primeiro jornal da cidade, O Taubatéense.

O objetivo deste catálogo é facilitar a consulta do acervo de jornais da Hemeroteca, preparando o consulente para a pesquisa presencial, estando ele em qualquer lugar.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo