publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ex-aluna de escola estadual de Pinda realiza sonho de estudar na França

Dandara Sgarbi cursou ensino médio no Pujol; para ela acreditar verdadeiramente nos sonhos é fundamental para alcança-los

Ex-aluna da Escola Estadual Alfredo Pujol, Dandara agora estuda na França. (Foto: Arquivo pessoal)

Qual é o valor de um sonho? Para Dandara Sgarbi, de 23 anos, paulista de nascimento e pindamonhangabense de coração, o sonho de estudar na França possuía um valor de R$ 30 mil reais. A aspiração de estudar em solo francês, surgiu no primeiro ano de faculdade, quando o professor de Engenharia de Alimentos apresentou a oportunidade dos intercâmbios da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Partindo em busca de um sonho. (Foto: Arquivo pessoal)

“E, então, eu fiquei com vontade de fazer. Sempre tive o desejo de estudar fora, de conhecer outro país, de viver essa experiência de intercâmbio. Mas, ali no meu primeiro momento, na faculdade, foi algo que eu não achei tão possível. E conforme os anos foram passando, meio que me esqueci dessa oportunidade e achava que até que não era mais possível, né?”, lembrou a jovem.

Foi somente no terceiro ano, quando uma amiga que estava em processo seletivo para ir a França que ela decidiu retomar o sonho. Iniciou-se, então, a adequação de documentos necessários, passaporte e também aulas de francês, o que até então, era uma língua totalmente nova. Quando o edital de ingresso foi aberto, todas as etapas necessárias estavam regulares e foi aceita. Porém, a pandemia também afetou os sonhos da universitária.

Recebendo incentivo dos amigos. (Foto: arquivo pessoal)

Pandemia e suspensão da bolsa
Devido a pandemia da Covid-19, a bolsa que arcaria com os custos de Dandara na França, foi suspensa. Foi então que famílias e amigos uniram forças em uma vaquinha online para custeio de despesas que a bolsa parcial, a princípio, não cobriria como passagens de avião e hospedagem. Em menos de três meses, todo o valor necessário foi arrecadado e em setembro de 2020, ela embarcou, finalmente, para estudar no “Institut Supérieur des Sciences Agronomiques” (Instituto Superior de Ciências Agronômicas).

Dandara e sua turma no Pujol. (Foto: Arquivo pessoal)

A força de acreditar nos sonhos
Dandara conta que sempre acreditou que entraria numa faculdade pública, quando estava no ensino médio, no Pujol. Época em que também estudava em contraturno, na Etec João Gomes de Araújo, no curso técnico em Nutrição e Dietética. “Mantenha a convicção dos seus sonhos, na sua capacidade e em quem você é. Porque isso te deixa mais forte pra enfrentar desafios que você encontra no meio do caminho”, afirmou Dandara.
.
Dê play e ouça a mensagem de Dandara aos estudantes de Pindamonhangaba.

Botão Voltar ao topo