O 2º Batalhão de Engenharia de Combate realizou, no dia 14 de junho, uma formatura com a finalidade de apresentar aos jovens soldados incorporados em 2021, o Estandarte Histórico do Batalhão Borba Gato.
Na cerimônia, o estandarte do 2º BE Cmb, conduzido pela 3º Sgt Tifany, ocupou posição de destaque à frente da tropa para sua apresentação aos recrutas. A sargento realizou a leitura da Portaria nº 542, de 27 de junho de 1990, na qual o Ministro do Exército concedeu ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate a denominação histórica de Batalhão Borba Gato e o respectivo estandarte.
“Forma retangular, tipo bandeira universal, com campo azul-turquesa. Em brocante e em abismo um escudo peninsular português, com bordadura de branco filetada de ouro e carregada por oito besantes, também em ouro, alusivos às descobertas auríferas feitas pelo bandeirante Borba Gato.
Campo do escudo cortado, primeiro de prata carregado de uma águia bicéfala voante e de negro, simbolizando a missão do Batalhão voltada tanto para a paz quanto para a guerra, tendo no peito um castelo, distintivo da Arma de Engenharia, encimando o número 2, tudo de ouro; segundo campo partido, primeiro de azul-celeste, carregado de um arcabuz de ouro posto em banda, principal arma usada pelo bandeirante; segundo de vermelho carregado de um gibão de ouro representando sua armadura.
Dividindo os campos e peças um filete de ouro. Encimando todo o conjunto, a denominação histórica “Batalhão Borba Gato” em arco e de ouro. Franja de ouro em toda volta do campo. Laço militar com as cores nacionais, tendo inscrito em caracteres de ouro a designação militar: 2º BE Cmb”.