Após dois anos, 182 homens e 99 mulheres concluíram o Curso de Formação de Sargentos, oferecido pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). A formatura da Turma Parabellum, na segunda-feira (21), foi presidida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, também prestigiaram a solenidade.
Para a data marcante, os alunos trajavam o tradicional uniforme de gala, de cores azul e branco. O Presidente Bolsonaro parabenizou-os dizendo: “por vezes não nos damos conta de onde podemos chegar. Nada é fácil, mas a recompensa é algo que nos alegra e muito”. Em suas palavras, o Ministro Braga Netto enalteceu os estudantes. “Os sacrifícios e as experiências foram coroados e recompensados. Orgulhem-se dessa vitória, mas saibam que os desafios da profissão militar estão só começando”, enfatizou.
O comandante da Aeronáutica lembrou que o momento representa a transformação de sonhos em realidade. “Empreguem seus conhecimentos técnicos e aptidões de trabalho para atuar nos 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade constitucional, agigantando nossa obra para ver um Brasil forte, soberano, justo e pleno de oportunidades”, ordenou.
Durante a solenidade, o Ministro Braga Netto concedeu o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa ao primeiro colocado da Turma, o Terceiro-Sargento Felipe Celestino Paiva. Em seguida, o Presidente Bolsonaro, acompanhado do Comandante da Aeronáutica e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, entregou ao formando as insígnias de Terceiro-Sargento, símbolo de sua nova graduação na Força Aérea.
O Sargento Paiva formou-se na especialidade Bombeiro de Aeronáutica. Ele vai servir na Ala 4 (Base Aérea de Santa Maria), no Rio Grande do Sul. O recém-formado sublinhou que na organização militar para qual foi designado, “há uma das seções de contraincêndio mais operacionais da Força Aérea Brasileira. Vai ser uma oportunidade de fazer cursos e obter mais experiência na área”.
A Terceiro-Sargento Gabrielle Chaves Böch foi a primeira colocada do corpo feminino e ficou em terceiro lugar na colocação geral. A especialista em Desenho contou que participar do curso na EEAR foi desafiador e proporcionou grande crescimento pessoal. “Depois desses dois anos, terminei o curso uma pessoa muito diferente de como eu era quando ingressei. Sou muito grata à Força Aérea por isso”, disse ela. Gabrielle vai servir no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, Minas Gerais.
Iniciada em 30 de junho de 2019, a Turma Parabellum é a 252ª turma do Curso de Formação de Sargentos. Parabellum faz parte da expressão em latim “se vis pacem, para bellum”, que pode ser traduzida como “se queres paz, prepara-te para a guerra”. A intensa rotina dos estudantes da EEAR abrange instruções técnicas e atividades militares. Os formandos são especialistas nas áreas de Fotointeligência, Controle de Tráfego Aéreo, Eletricidade e Instrumentos, Meteorologia, Suprimento, Comunicações, Metalurgia, Eletromecânica, Desenho, Cartografia, Guarda e Segurança, Bombeiro de Aeronáutica e Informações Aeronáuticas. Para comemorar a conquista, ao fim da cerimônia, os formandos jogaram os quepes para cima e a esquadrilha da fumaça sobrevoou os céus sobre a Escola.
A Escola de Especialistas da Aeronáutica é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul. O ingresso é feito por meio de exame de admissão realizado anualmente, para jovens entre 17 e 24 anos.