22% dos pacientes faltam no 1º dia do Mutirão da Oftalmologia

Atendimento está sendo feito no pátio da prefeitura. (Foto: Divulgação)

A secretaria de Saúde de Pindamonhangaba constatou mais uma vez uma situação que vem se repetindo no atendimento de consultas na rede pública: o alto índice de falta de pacientes.

O município iniciou ontem a segunda etapa do Mutirão da Oftalmologia com atendimento no período das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sábado, visando finalizar o contrato assinado pelo à empresa 20/20 Serviços Médicos e assim reduzir a fila de espera desta modalidade médica.

No primeiro dia de trabalho da carreta instalada no pátio da prefeitura, do total de pacientes que estavam com consultas agendadas e confirmadas, 22,4% não compareceram ao atendimento.

A prefeitura tem combatido essa situação com campanhas informativas. “Se você tem uma consulta ou exame marcado pelo SUS, não falte. Caso não possa comparecer, comunique com antecedência para que outra pessoa possa ser atendida em seu lugar. Essa atitude ajuda a diminuir a fila e a salvar a vida de outras pessoas”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo.

O atendimento na carreta é realizado somente para os pacientes que fazem parte da fila do sistema da saúde (SISREG), ou seja, cuja consulta consta como demanda cadastrada junto à unidade de saúde do paciente.

“Tomamos um cuidado desta vez em realizar um agendamento prévio das consultas para evitar problemas com número de telefone incorreto ou inexistente. Em seguida, a empresa prestadora do serviço fez novo contato confirmando o agendamento, sempre visando diminuir a porcentagem de faltosos”, explicou a secretária de Saúde.

O mutirão contempla o atendimento de consultas oftalmológicas com exames de refração e outros procedimentos básicos para que o paciente possa sair com uma definição do seu diagnóstico.

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