Pensando sempre no bem-estar e educação dos jovens atendidos, a Fundação Lia Maria Aguiar dá um novo passo em direção a uma melhor estrutura de aula dentro dos núcleos socioculturais que mantém. Resultado de um intenso processo de pesquisa e criação, a iniciativa passa a oferecer um ensino híbrido através da distribuição de 500 tablets – já com acesso à internet -, que auxiliarão alunos e professores especialmente durante a pandemia da Covid-19.
O novo projeto, que mira na manutenção das atividades escolares fazendo uso de um sistema responsivo e que garantirá um maior envolvimento e desenvolvimento dos alunos, vai além da oferta dos equipamentos de ponta, prevendo ainda uma série de facilidades na criação e acesso dos conteúdos, que serão disponibilizados em aparelhos 100% personalizados e pensados para manter o interesse nos estudos artísticos e a regularidade na frequência dos cursos, além de amparar o aprendizado como um todo.
A distribuição dos aparelhos, realizada de forma segura, respeitando todos os protocolos de segurança, beneficia os três núcleos que compõem os pilares educacionais da Fundação Lia Maria Aguiar – Música, Dança e Teatro -, promovendo, a partir deste mês de junho, uma verdadeira experiência tecnológica por meio de aulas via transmissão ao vivo, mais de 150 horas de conteúdos em vídeo, como exercícios e materiais de referência, e interação com outros estudantes.
Benefício extensivo
A aposta no formato híbrido – que combina a experiência do digital com o presencial (exceto para o canto, onde a ausência da máscara se faz necessária, porém inviável) – implicou na customização dos tablets e na criação de uma plataforma on-line exclusiva para uso pedagógico, possibilitando não só acesso a aulas e informes, mas também a realização de encontros ao vivo por meio do Zoom, estes extensivos também aos pais em caso de reuniões.
Com gravações realizadas por uma equipe audiovisual, será possível garantir a longo prazo a qualidade do que é proposto e manter a didática trabalhada por cada professor, que, no decorrer dos últimos meses, precisou driblar uma série de limitações em função do isolamento social, que acabou por prejudicar o rendimento de muitas crianças e jovens devido à falta de equipamento adequado para aderir ao ensino domiciliar.
Indo além da manutenção das disciplinas de cunho artístico promovidas pela Fundação, a instituição amplia ainda seu olhar para a escola regular; dessa forma, a ideia é que os alunos possam utilizar os tablets, equipados com planos de internet móvel de 10GB, também para auxiliar nas demandas do ensino fundamental e médio, permitindo o acesso à sites de busca e a comunicação via aplicativo para troca de mensagens.
Efeito de uma verdadeira força-tarefa do corpo docente da FLMA, todo material produzido para a internet seguirá disponível em ambiente privado, mesmo após a normalização das aulas presenciais, servindo de acervo digital para consultas futuras. Com essa ação, a Fundação avança mais um degrau na missão de promover oportunidades iguais, investindo na evolução pessoal e profissional a partir das Artes.
FLMA na luta contra a Covid-19
Ao longo dos últimos meses, a Fundação Lia Maria Aguiar vem se dedicando a oferecer diferentes tipos de ajuda. Buscando amenizar os impactos provocados pelo novo Coronavírus, que deixou milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social, mais de 3000 cestas básicas foram doadas aos 500 alunos atendidos pela instituição.
Estendendo seus cuidados à cidade de Campos do Jordão, mais de 800 testes RT-PCR foram doados para os moradores através da parceria com a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, contribuindo para o controle da propagação do vírus nos primeiros meses de combate à doença. Conversas virtuais com profissionais da Saúde também foram ofertadas a alunos e funcionários para reforço dos cuidados.
Já em sua grade de projetos e atividades, vem realizando eventos digitais em forma de palestras e bate-papos, com renomados profissionais como Mario Sérgio Cortella, Leandro Karnal e Monja Coen, sendo alguns deles destinados especialmente a alunos, funcionários e parceiros, e outros abertos ao público. O intuito é proporcionar acolhida emocional e despertar reflexões positivas sobre temas fortalecidos pela pandemia.