O 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato – recebeu oficiais do Serviço de Assistência Social da 2ª Região Militar, no dia 25 de junho.
As segundos-tenentes Camila, Juliana Autran e Mariana Jaures realizaram palestras relativas ao Programa de Prevenção à Dependência Química (PPDQ) e à Liderança Emocional no escopo do Programa de Valorização da Vida (PVV).
A primeira, com foco nos soldados do efetivo profissional e efetivo variável, visou a difusão de informações sobre a dependência química como uma doença caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, bem como uma grave questão de saúde pública na atualidade. De acordo com o Batalhão Borba Gato, a atividade teve como objetivos desenvolver ações preventivas, planejadas e direcionadas ao desenvolvimento humano e à educação para uma vida saudável, valorizando a esfera das relações familiares e comunitárias.
A atividade de liderança emocional, cujo público-alvo foram os oficiais, subtenentes, sargentos e cabos, tencionou trabalhar os aspectos da saúde mental e do bem-estar dos militares que exercem a função de líder de fração, com o objetivo de promover o diálogo acerca dos fatores cooperantes ao bem-estar e à saúde mental da tropa, além de mapear aspectos desfavoráveis referentes ao tema proposto.
Ao final, foram apresentadas possíveis alternativas que poderão contribuir para otimização da liderança.