
O joseense José Edvar Simões, popularmente conhecido na região como Edvar Simões, fez parte de uma geração que ajudou a popularizar o basquete no Brasil nos anos 50 e 70.
Como jogador foi um excelente armador que teve passagens por fortes equipes de basquete formadas no Vale, como: Tênis Clube (São José) e Trianon (Jacareí) e também por grandes clubes da capital do estado como Corinthians e Palmeiras, onde obteve conquistas nacionais e internacionais. Como treinador teve mais momentos marcantes e vitoriosos no São José e Monte Líbano nos anos 80, e na seleção brasileira foi treinador no Mundial de 1982. Também foi gestor esportivo no futebol nos anos 2000.
Recebeu inúmeras homenagens, das quais destacamos, o seu nome gravado no ginásio do Tênis Clube em 2002, clube no qual foi revelado nos anos 50. Em 2020 foi realizada uma enquete na região pela imprensa que elegeu Edvar como o maior nome do esporte do Vale, ficou à frente de outros grandes e importantes nomes do esporte local, como: João do Pulo, Zito e Gabriel Medina.
Aos 21 anos, Edvar em sua primeira participação em Jogos Olímpicos foi medalhista olímpico, conquistou junto aos seus companheiros o bronze no Japão-1964, ainda disputou outras duas edições de Jogos (México-1968 e Alemanha-1972).
Atualmente, aos 78 anos, Edvar Simões vive em São José dos Campos.