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500ª locomotiva de corrente alternada fabricada no Brasil é entregue

500ª locomotiva de corrente alternada (AC44) produzida no Brasil pela fábrica da empresa Wabtec Corporation. (Foto: Ricardo Botelho/MInfra)

Foi entregue oficialmente a 500ª locomotiva de corrente alternada (AC44) produzida no Brasil pela fábrica da empresa Wabtec Corporation, em Contagem (MG), na segunda-feira (12). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia de entrega, fez um balanço dos investimentos realizados no transporte ferroviário pelo Governo Federal nos últimos dois anos e meio, e afirmou que o acréscimo de oferta será transformado em ganho de produtividade e de eficiência, em redução de custos e em mais investimentos e emprego.

“Nossa missão aqui hoje é plantar para o Brasil colher, fazer com que mais ferrovias nasçam, mais locomotivas apareçam, mais empresas entreguem e invistam. Não vai parar na 500ª locomotiva, muito em breve virá a 1.000ª. A indústria ferroviária está ressurgindo porque nós resolvemos apostar em ferrovias”, destaca. “Essa [locomotiva] muito em breve estará na ferrovia Norte-Sul, puxando grãos de Rio Verde ao Porto de Santos, e a gente fica muito feliz de ver isso”, ressalta o ministro.

Reequilíbrio do Transporte
O Ministério da Infraestrutura (MInfra) já assegurou mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias brasileiras. Os recursos serão utilizados na ampliação da malha ferroviária do país. Conforme o ministro, há investimentos em andamento nas ferrovias Norte-Sul, Malha Paulista e de Integração Oeste-Leste (FIOL), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia – esse trecho teve a concessão leiloada no primeiro semestre do ano. Em Goiás, começará em breve a construção do lado oeste, com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico): o Ibama já concedeu nova licença de instalação para as obras, a serem realizadas pela Vale S/A e a Valec, possivelmente a partir de agosto.

Investimento em Minas Gerais
Antes da solenidade de entrega da 500ª locomotiva, o ministro sobrevoou a área onde será construído o ramal ferroviário do terminal Igarapé, no município mineiro de mesmo nome. O novo terminal de cargas tem investimentos previstos no plano de renovação da concessão da MRS Logística e deve integrar corredor logístico planejado pela concessionária para unir cargas do interior paulista ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte, bem como cargas dessas regiões para São Paulo e Santos.

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