A 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve – Aeromóvel – unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba, organizou e sediou nesta sexta-feira, dia 30 de julho, uma competição intitulada de Desafio Quebra-Canela. A atividade consistiu na realização de uma Marcha Forçada de 20 quilômetros com equipes compostas por 4 militares. Cada integrante levou uma mochila com 15 kg e ainda seus equipamentos individuais.
√ Confira a galeria com fotos da competição
O comandante da 12ª Companhia, major Heverton Medeiros de França, explicou os objetivos e benefícios deste tipo de atividade para os militares do Exército Brasileiro. (vídeo)
25 equipes oriundas de várias Unidades do Exército Brasileiro participaram do Quebra Canela, nome esse escolhido para homenagear os pracinhas que lutaram na 2ª Guerra Mundial, conforme explica o major De França. (vídeo)
A largada do Desafio aconteceu ao lado da 12ª Companhia, de onde as equipes seguiram para percorrer 15 voltas em circuito com pouco mais de 1, 3 km. Nas primeiras voltas as equipes ainda se mantiveram juntas, mas com passar dos quilômetros e com o cansaço chegando, o distanciamento aumentou rapidamente.
Na parte final da prova, uma das equipes da 12ª Companhia de Combate Leve e outra do 2º Batalhão de Polícia do Exército, de Osasco; seguiram na ponta e, nos últimos metros, travaram uma batalha espetacular para definir quem ficaria com o primeiro lugar. No final, vitória da equipe da casa, com o tempo de 2h38min22. A equipe da PE ficou com o segundo lugar, atrás apenas 1 segundo. A terceira colocada foi uma equipe do 1º Batalhão de Aviação do Exército, de Taubaté, que chegou depois de 10 minutos da primeira colocada.
A competição em Pindamonhangaba foi encerrada com a premiação das três primeiras colocadas e também com a entrega de uma lembrança para os demais participantes em uma formatura realizada no pátio da Companhia.