publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comando do 5º Distrito Naval da Marinha comemora 75 anos de história

Unidade está sediada na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul

Cerimônia foi realizada no dia 9 de agosto em Rio Grande-RS. (Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil comemorou, no dia 8 de agosto, os 75 anos de criação do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN). Em virtude da pandemia de coronavírus, a cerimônia comemorativa ao aniversário foi realizada de forma restrita, no dia 9 de agosto, na sede do Comando, em Rio Grande-RS.

O Com5ºDN foi fundado em 1946, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Posteriormente, o Comando foi transferido para a capital do Estado, Florianópolis. Em 1983, a sede foi alterada para a cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e, em agosto de 1984, passou a funcionar na atual instalação. Atualmente, o Comando integra 22 Organizações Militares subordinadas com uma força de trabalho de 2.800 homens e mulheres, entre Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis.

A missão deste Comando de Força é executar operações navais nas áreas marítimas e fluviais sob seu comando, e também operações terrestres de caráter naval em sua área de jurisdição, que compreende os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Com5ºDN cumpre a responsabilidade da Marinha do Brasil na Região Sul do Brasil abrangendo uma área terrestre de 377 mil km2, que faz fronteira com dois países; uma área marítima de Socorro e Salvamento de 790 mil km2, um extenso litoral de 1.153 km, além dos milhares de milhas de rios navegáveis e lagoas, concentrando importantes portos nacionais, como: São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí, Navegantes e Imbituba, em Santa Catarina; Tramandaí, Porto Alegre, São José do Norte e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo