Comando do 5º Distrito Naval da Marinha comemora 75 anos de história

Unidade está sediada na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul

Cerimônia foi realizada no dia 9 de agosto em Rio Grande-RS. (Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil comemorou, no dia 8 de agosto, os 75 anos de criação do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN). Em virtude da pandemia de coronavírus, a cerimônia comemorativa ao aniversário foi realizada de forma restrita, no dia 9 de agosto, na sede do Comando, em Rio Grande-RS.

O Com5ºDN foi fundado em 1946, na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Posteriormente, o Comando foi transferido para a capital do Estado, Florianópolis. Em 1983, a sede foi alterada para a cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e, em agosto de 1984, passou a funcionar na atual instalação. Atualmente, o Comando integra 22 Organizações Militares subordinadas com uma força de trabalho de 2.800 homens e mulheres, entre Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis.

A missão deste Comando de Força é executar operações navais nas áreas marítimas e fluviais sob seu comando, e também operações terrestres de caráter naval em sua área de jurisdição, que compreende os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Com5ºDN cumpre a responsabilidade da Marinha do Brasil na Região Sul do Brasil abrangendo uma área terrestre de 377 mil km2, que faz fronteira com dois países; uma área marítima de Socorro e Salvamento de 790 mil km2, um extenso litoral de 1.153 km, além dos milhares de milhas de rios navegáveis e lagoas, concentrando importantes portos nacionais, como: São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí, Navegantes e Imbituba, em Santa Catarina; Tramandaí, Porto Alegre, São José do Norte e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo