O Programa Qualifica São José, da Prefeitura de São José dos Campos, gerou apenas no primeiro semestre deste ano um número maior de vagas do que todo o ano de 2020.
O resultado é um esforço da Prefeitura para capacitação e qualificação de trabalhadores para a retomada da economia no período pós-pandemia.
Nos seis primeiros meses deste ano, o Qualifica São José abriu 19.570 vagas contra 15.040 em 2020. A ampliação das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância).
Foram ofertados pela prefeitura no primeiro semestre um total de 107 cursos. Entre os mais procurados e com maior número de inscrições estão Marketing Digital (2.345 vagas), Cuidador de Idosos (1.861), Rotinas de Recursos Humanos (1.787), Segurança e medicina (1.599), Gestão de Qualidade (1.121), Educação Financeira (1.087) e Fotografia para mídias digitais, com 1.005 inscrições.
Segundo curso com mais inscrições, a qualificação de Cuidador de Idosos foi criada pela Prefeitura neste ano depois de uma avaliação das necessidades do mercado de trabalho.
Segundo técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento de cursos à distância alavancou a oferta de mais vagas neste ano.
Instituições
Os cursos são contratados pela Prefeitura junto a instituições nacionais como Sesi, Senai, Senac, Sebrae e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), vinculada à Prefeitura.
Todos os cursos são gratuitos e oferecidos conforme as demandas do mercado, de acordo com levantamentos do Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que é a coordenadora do programa.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões em cursos de qualificação profissional, beneficiando as pessoas mais necessitadas, para melhorar a condição de empregabilidade dos candidatos.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou Central 156. O critério para matrícula é o socioeconômico, priorizando quem mais necessita. Somente nos primeiros seis meses de 2021, a procura pelos cursos chegou a 60 mil pessoas.
Somente a inscrição não implica em garantia da vaga. Os candidatos serão selecionados por critério socioeconômico e, os selecionados, são então formalmente convocados pela equipe do DAQT (Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador), da Prefeitura.