Dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid, na quarta-feira, 18 de agosto, Caçapava vai vacinar com a 1ª dose, jovens de 16 e 17 anos com comorbidades, que são:
– Asma em uso de medicação;
– Diabetes do tipo I;
– Arritmias cardíacas;
– HIV;
– Cardiopatias congênitas,
– Câncer ativo ou quimioterapia, radioterapia nos últimos 6 meses;
– IMC maior que 40 (obesidade mórbida);
– Uso de imunossupressor;
Todas as condições acima descritas devem ser comprovadas com laudo médico ou receita médica de até 2 anos.
Também recebem a 1ª dose, no mesmo dia, os deficientes de 16 a 17 anos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O benefício deve ser comprovado.
E as gestantes e puérpera (até 45 dias pós-parto) de 16 e 17 anos. As gestantes devem apresentar o cartão de pré-natal e as puérperas apresentar a certidão de nascimento do(a) filho(a).
A vacinação para os três públicos ocorrerá na unidade de saúde da Vila Paraíso com o imunizante Pfizer, das 8h30 até o término das doses.
Para checar a documentação necessária e esclarecer dúvidas, a unidade contará com a presença de um médico (a) da Atenção Básica.
Também na quarta-feira, haverá vacinação com a 2ª dose de Astrazeneca para pessoas que tomaram a primeira em 26 de maio e para aqueles que estão com a segunda dose pendente. A vacinação, neste caso, acontece na Faculdade Santo Antônio, das 8h30 às 13h30.
Documentos exigidos:
Além dos laudos médicos e comprovantes já mencionados acima, é necessário que as pessoas apresentem, para tomar a 1ª dose, RG, CPF, Cartão SUS, além de comprovante de residência em Caçapava.
Caso a pessoa não tenha comprovante em seu nome, basta apresentar comprovante em nome de um dos pais e documento que comprove a filiação.
Já para a 2ª dose, só serão vacinados aqueles que apresentarem documento de identificação e comprovante de vacinação da 1ª dose.
Para aqueles que vão tomar a 1ª dose e quiserem adiantar o processo de atendimento, há a possibilidade de imprimir a ficha de dados disponível no site da Prefeitura (www.cacapava.sp.gov.br), preencher com os dados pessoais, e levar junto com os documentos exigidos. Aqueles que não puderem imprimir a ficha, podem retirá-la com antecedência em qualquer posto de saúde e levar no dia da vacina.
O atendimento será igualitário para todos na fila, porém a ficha cadastral preenchida aumenta a celeridade na coleta de informações dos profissionais de saúde.
Endereços das unidades de saúde onde serão aplicadas as vacinas:
Os endereços das unidades de saúde (ESFs) são: ESF Vila Paraíso – Rua José Monteiro da Silva, nº 9 – Vila Paraíso e Faculdade Santo Antônio – Avenida da Saudade, 26 – Jardim Campo Grande.
Atenção: 2ª dose da Coronavac com vencimento dia 18
A Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica informa que ainda não recebeu as doses destinadas à população com data marcada para receber a 2ª dose no dia 18 de agosto. Tão logo, a Vigilância seja sinalizada da disponibilização do imunizante pelo Governo do Estado, será divulgada a estratégia para este grupo.