A Liga Diamante, o principal circuito de competições da World Athletics, voltou no sábado (21), depois do intervalo provocado pela disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O tradicional Prefontaine Classic foi realizado no Estádio Hayward Field, na Universidade de Oregon, em Eugene, nos Estados Unidos, local onde será disputado o Campeonato Mundial de 2022.
Pelo sistema de competição, só os três primeiros colocados fazem a sexta e última tentativa. O catarinense Darlan Romani, quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ficou em terceiro lugar após cinco tentativas e conquistou a medalha de prata do arremesso do peso, com 21,44 m, na última tentativa. O seu melhor resultado na prova, no entanto, veio no quinto arremesso, com 21,60 m.
Na véspera da competição, Darlan, recordista sul-americano, com 22,61 m, recebeu o apoio de José Luiz Barbosa, o Zequinha, um dos melhores meio-fundistas da história, que mora nos Estados Unidos.
O primeiro lugar ficou com o norte-americano Ryan Crouser, recordista mundial e bicampeão olímpico, com 22,42 m, após ter arremessado 23,15 m na quarta tentativa. Joe Kovacs, também dos Estados Unidos, e prata em Tóquio, acabou em terceiro lugar, após queimar a última tentativa. Na classificação, obteve 21,94 m como melhor marca.
Darlan agora viaja para a Europa e disputa a etapa de Lausanne (26/8) e de Zurique (9/9) pela Liga Diamante, e o Meeting de Chorzow, na Polônia, no dia 4 de setembro.