publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Operação contra incêndio é encerrada em Campos do Jordão

Bombeiros durante trabalho na Serra da Mantiqueira. (Foto: Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, informou em nota que encerrou com sucesso a da operação em Campos do Jordão que conseguiu conter e extinguir as chamas na região.

O incêndio começou na tarde do dia 22, nas margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, quando foi extinto pelas equipes de plantão. No dia 23, surgiram novos focos com uma rápida progressão na região do bairro Gavião Gonzaga. Para fazer frente à situação foi iniciada uma Operação Interagências composta pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Defesa Civis dos municípios de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Fundação Florestal do Estado, Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal, SABESP, Parque Amantikir, Parque da Cerveja, Hotel Toriba, Parque Tarundu e voluntários da comunidade local. O Posto de Comando da Operação foi instalado na portaria do Parque Amantikir onde se concentraram os recursos. Os helicópteros Águias da PM utilizaram as instalações do Parque da Cerveja de onde saíram para realizar o combate aéreo.

Devido às características geográficas e sazonais, foi necessário conjugar ações de combate a pé, realizada pelo efetivo da Operação, com o combate aéreo realizado pelas aeronaves Águias da PM.

A Operação se manteve ininterrupta, inclusive no período noturno, até agradecer do dia 27, quando as chamas foram integralmente extintas.

A Operação conseguiu alcançar o objetivo de preservar todas as edificações que se encontravam na área atingida, preservar a região de mata nativa existente no local e, por fim, devolver a região à condição de normalidade.

No total, a Operação empregou mais de 100 pessoas no combate terrestre e os 3 helicópteros Águias fizeram 380 vôos de lançamento, totalizando um volume de 190.000 litros de água.

Aviação da Polícia Militar auxiliou no combate ao fogo. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Nesta data, dia 27, o último sobrevoo do dia constatou que a área total atingida foi de aproximadamente 298.000 metros quadrados, além de confirmar que toda a região está em segurança. Assim, foi iniciada a fase de monitoramento da Operação, que será desenvolvida por uma equipe de bombeiros militares, durante as próximas 48 horas, para atuar em casos de reignição de focos de fogo.

O sucesso da operação só foi possível graças a uma integrada de todos os órgãos públicos, empresas locais e pessoas da comunidade que se uniram com o objetivo único de preservar o meio ambiente e construir uma sociedade responsável e saudável.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo