A prefeitura de São José dos Campos realizou neste sábado (28) uma solenidade em comemoração aos 144 anos do distrito de Eugênio de Melo.
Com participação do quarteto Luzes da Ribalta, a cerimônia teve início com o hasteamento de bandeiras em frente à subprefeitura, e contou também com a presença de autoridades e moradores.
Entre uma lembrança e outra, a história de Eugênio de Melo foi contada por meio de fotos e depoimentos emocionados. A exposição da historiadora Madalena Gil retratou a construção do distrito, os primeiros moradores e o comércio local.
Carlos Sattelmayer, morador do distrito há 62 anos, conta que a família chegou ao distrito em 1930, vinda da Alemanha. Para ele, apesar das mudanças e do tempo, a região ainda preserva a cultura e as festividades locais com muita paixão. “É um lugar de paz e de muitos amigos”, descreve.
City Tour
O tempo chuvoso não atrapalhou a animação dos visitantes. A comemoração de aniversário ainda contou com um City Tour pelos principais pontos turísticos de Eugênio de Melo.
Apaixonados por cultura, o grupo com cerca de 15 pessoas saiu do Parque da Cidade às 9h. Entre as atrações, a turma visitou a antiga Estação Ferroviária, a Capela da Santa Cruz, a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro e a Biblioteca Helena Molina.
Natural de Lorena, Matheus Nunes Correia mora há dois anos em São José dos Campos. Trabalhando como motorista, ele conta que passa por diversos pontos da cidade e que isso despertou o interesse em participar da visitação guiada. “Comecei a observar os lugares com um olhar diferente, estava buscando conhecer mais a história da cidade”, afirma.
Para ele, o distrito chama a atenção por reservar lugares históricos em meio a uma cidade tão grande como São José.