Já pensou rodar com um carro seminovo parecendo 0 km? Pois é possível fazer a pintura do possante durar muito mais através de dicas incríveis. Além de manter o visual em dia, você ainda consegue valorizar o veículo, tendo um preço bem atrativo no momento de uma possível troca. Nesse quesito, sempre vale a máxima: é melhor prevenir do que remediar.
Evite exposição ao sol
Deixar o carro muito tempo sob exposição ao sol é uma atitude que impacta negativamente na pintura da lataria, pois as altas temperaturas retiram o brilho da tinta e podem até manchar, principalmente quando os raios UV estão em níveis altos.
Dessa forma, quando você for estacionar o seu veículo procure sempre locais que tenham proteção. Muitas vezes, é recomendado optar por um estacionamento ao contrário de deixar o carro na rua.
A exposição ao sol tem um impacto maior ainda em automóveis pretos ou com cores mais escuras. Afinal, são tonalidades que absorvem intensamente o calor.
Use capa
Caso a sua garagem não seja coberta, a dica é comprar uma capa para o veículo. A orientação é muito válida, inclusive para evitar ferrugem. Apesar de não ser uma proteção duradoura, é uma alternativa viável para um curto período.
Isso porque quem usa a capa por um longo período pode colher um verdadeiro tiro no pé no sentido de que ela pode se transformar em uma espécie de estufa, deixando a pintura do veículo exposta a uma temperatura mais elevada ainda. Portanto, tenha sabedoria na utilização desse recurso.
Lave seu carro adequadamente
A lavagem rotineira do seu carro é uma atitude que mantém a pintura em dia, principalmente para evitar poeira tanto da poluição quanto das sujeiras existentes nas ruas, estradas e outros logradouros.
No entanto, a limpeza deve ser feita corretamente. Evite materiais que tenham materiais abrasivos, solvente à base de petróleo ou sabão em pó. Nunca use detergentes de cozinha e faça sempre a limpeza em uma sombra.
A dica é sempre optar por produtos específicos para limpeza automotiva. Retire todo o produto e passe um pano na sequência para evitar marcas na funilaria.
A aplicação de cera é outra recomendação muito importante, pois ela mantém a camada protetora que vem de fábrica, mantendo o brilho original da tinta.
Além de proteger a superfície, você rodará com um carro brilhando, ficando parecido com um automóvel que acabou de sair da concessionária.
Evite os riscos
Muita gente enfrenta problemas na pintura do veículo justamente por não tomar alguns cuidados preventivos no dia a dia. Entre eles, podemos citar a falta da direção defensiva.
Ao ficar no trânsito colado no carro da frente, o risco de uma colisão traseira aumenta consideravelmente; risco que aumenta quando existe um caminhão com algum material de alto risco, como cascalho ou areia.
Outra situação que danifica várias pinturas é estacionar embaixo de árvores com galhos secos ou que tenham frutos prestes a cair. Observe ainda se não há muitos pássaros no local. Aliás, não pare onde haja aves, principalmente pombos, pois o resultado pode não ser nada agradável tanto para a pintura quanto para o seu humor.
Cuidado ao abastecer
Muitos motoristas deixam o combustível acabar e utilizam recipientes improvisados para abastecer em locais inapropriados, aumentando o risco de despejar gasolina na pintura.
Trata-se de uma prática condenável que interfere imensamente na cor do seu veículo. Portanto, mantenha sempre o tanque em níveis adequados e peça um cuidado especial ao frentista no momento de abastecer seja com gasolina ou etanol.
Riscos ao não manter a pintura em dia
Motoristas que não mantêm a pintura do carro em dia acabam tendo um impacto negativo na valorização do veículo, ou seja, dificilmente conseguem uma venda de acordo com a tabela Fipe. Além disso, o carro fica sem brilho e com um visual nada animador.