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Encceja 2020 divulga gabaritos nesta quarta-feira 

Imagem: INEP/Divulgação

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aplicou os exames do Encceja 2020 no último domingo (29), nos 27 estados e em 622 municípios, foram esperados cerca de 1,6 milhão de candidatos inscritos. Os gabaritos e cadernos de questões estão com data prevista de divulgação nesta quarta-feira (1).

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), tem por objetivo dar as certificações de ensino fundamental e médio para aqueles que não terminaram os estudos a tempo. O exame contou com as quatro provas objetivas dos temas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos e uma redação.

Critérios de avaliação
Os candidatos que fizeram o exame em busca de certificação para o Ensino Fundamental, serão avaliados nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, cada área com 30 questões. Também houve uma avaliação conjunta com os requisitos de pontuação da Redação.

As pessoas que se inscreveram para receber o certificado do Ensino Médio serão verificados os conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. Para aprovação, é necessário atingir uma pontuação superior a 100 em cada uma das áreas citadas.

Para aqueles que desejam  atingir a proficiência nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes ou Educação Física para o fundamental e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o Ensino Médio, precisam obrigatoriamente ter uma pontuação igual ou superior a 5 na redação.

Os gabaritos e cadernos de questões serão divulgados no site oficial, nesta quarta-feira (1), de acordo com o INEP.

Redação
O tema da redação deste ano foi “Abandono afetivo do idoso no Brasil”, para os alunos do ensino fundamental e “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”, para os candidatos do ensino médio.

O texto precisava ser dissertativo-argumentativo – quando o aluno deve apresentar uma opinião em terceira pessoa sobre o tema exposto e escrever suas ideias de maneira consistente, que venha a convencer o leitor sobre suas argumentações. A redação precisa ser dividida em 3 parágrafos, com no mínimo 5 linhas e no máximo 30 linhas, com coesão e coerência, de acordo com as normas padrões da Língua Portuguesa.

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É necessário, também, apresentar uma proposta de intervenção para o tema, que consiste em dar soluções para o problema que o tema traz. A nota máxima da redação é de 10 pontos, onde o candidato precisa atingir pontuação mínima de 5 para poder ser aprovado.

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