Na primeira disputa como atual vice-campeão mundial de short track (XCC), Henrique Avancini venceu, nesta sexta-feira (3), em 19min58seg, a prova válida pela penúltima etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, disputada em Lenzerheide, na Suíça. Esta foi a quarta vitória de Avancini no short track em etapas da Copa do Mundo. Em segundo lugar ficou o suíço Mathias Flueckiger, e em terceiro o francês Victor Koretzky.
“Estou muito feliz por fazer o que eu amo e aproveitar mais esta vitória, que tem um significado muito especial para mim. Fiz uma grande prova no Campeonato Mundial e, agora, consegui subir mais um degrau. Fisicamente eu me sinto mais bem preparado para o XCO, mas mentalmente tenho me saído melhor no XCC. Vamos ver como será no domingo”, disse o brasileiro, atual 9º colocado do ranking mundial da UCI.
O ano de 2021 tem sido desafiador para Avancini. Em maio, depois de encontrar dificuldades para viajar e treinar no exterior em virtude da pandemia, ele estreou na Copa do Mundo em Albstadt, na Alemanha. Foi 4º colocado no short track e 10º no XCO. Na sequência, em Nové Mesto, na República Tcheca, onde se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo, em 2020, o brasileiro foi 13º no short track e 23º no XCO.
Na sequência, Avancini mudou o calendário e optou por não disputar as etapas 3 e 4 da Copa do Mundo. Nas duas principais competições da temporada, o brasileiro terminou em 13º nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho, e em 7º no Mundial de XCO, em agosto, na Itália, onde ficou também com o vice-campeonato mundial de short track – que foi disputado pela primeira vez.
A última etapa da Copa do Mundo de MTB XCO em 2021 será disputada em Snowshoe, nos Estados Unidos, a partir do próximo dia 14.