General Freire Gomes assume o Comando de Operações Terrestres

General de Exército Marco Antônio Freire Gomes sucede o General de Exército José Luiz Dias Freitas, que se despede do serviço ativo, após 45 anos de serviço à Pátria. (Foto: Igor Sales)

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou a solenidade de transmissão do cargo de Comandante de Operações Terrestres (COTER). O General de Exército Marco Antônio Freire Gomes sucede o General de Exército José Luiz Dias Freitas, que se despede do serviço ativo, após 45 anos de serviço à Pátria.

Ao proferir a referência elogiosa ao oficial-general que ingressou na reserva, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ressaltou importantes contribuições do General Freitas ao longo de sua trajetória na carreira, inclusive, no período em que esteve à frente do COTER. “Sua inteligência pragmática, seu natural espírito agregador, seu temperamento alegre e equilibrado e seu respeito pelas posições alheias fizeram com que o seu trato diário com os setores e órgãos internos e externos ao COTER fosse pautado por alto grau de entendimento mútuo, plena integração e harmoniosa e produtiva convivência”, destacou o Comandante Paulo Sérgio.

Ao despedir-se, o general Freitas relembrou: “foram decorridos, precisamente, dezesseis mil, seiscentos e três dias, quando transpus o portão dos novos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. A despedida, mesmo esperada, é difícil e este é um momento de emoção”.

Nas boas-vindas ao seu sucessor, destacou que entrega o cargo “a um oficial-general competente, conhecido por sua inteligência e por seus conhecimentos profissionais”.

Criado em 1960, o COTER tem a missão de orientar e coordenar o preparo e o emprego da Força Terrestre, em conformidade com as políticas e diretrizes estratégicas do Exército e do Estado-Maior do Exército.

General de Exército Marco Antônio Freire Gomes
Oriundo do Comando Militar do Nordeste, onde estava como comandante desde 21 de agosto de 2018. Ascendeu ao posto de General de Exército em 31 de julho do corrente ano e, anteriormente exercia o cargo de Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com sede em Brasília-DF.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Incorporou às fileiras do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria. Realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Básico de Salto Livre, Avançado de Salto Livre, Ações de Comandos, Forças Especiais, Segurança Presidencial, Logística e Mobilização da Expressão Militar do Poder Nacional, e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

No exterior, realizou as seguintes atividades militares, Estágio de Forças Especiais (Fort Bragg-Carolina do Norte-EUA), Curso de Gerenciamento de Crises, (Departamento de Defesa-Washington-DC, EUA), Curso de Contraterrorismo e Coordenação Interagências (Centro Hemisférico de Estudos de Defesa (CHDS, Washington-EUA) e o Curso de Sênior Mission Leade.

Peacekeeping Operations (Organização das Nações Unidas-Egito). Integrou o Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas na América Central (ONUCA)-Nicarágua. Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras, foi agraciado com as Ordem do Mérito da Defesa; Naval; Militar e Aeronáutico. Medalhas da Vitoria, Mérito Desportivo Militar, Militar de Platina, Tamandaré, Nações Unidas-ONUCA, Pacificador, Corpo de Tropa, Mérito Aeroterrestre Ouro, Marechal Osório, Grã-cruz da Ordem do Mérito Militar–Espanha, Grã-cruz do Mérito (Alemanha).

Botão Voltar ao topo