A prefeitura de São José dos Campos inicia nesta quarta (15) a segunda fase da vacinação contra a brucelose. Devem ser vacinados somente bezerras de três a oito meses. A vacinação é gratuita e prossegue até o dia 15 de outubro.
São José dos Campos é uma das poucas cidades do Brasil que arca com os custos da vacinação para pequenos produtores devidamente cadastrados no município. A equipe de vacinação atende os produtores diretamente nas propriedades rurais.
As inscrições e pedidos de vacinação podem ser feitas pela Central 156 ou diretamente nas unidades do Ponto Rural, no Alto da Ponte, e em São Francisco Xavier.
Produtores já cadastrados e que não tenham animais fêmeas para serem vacinadas entre três e oito meses podem entrar em contato com o telefone (12) 3878-9534 (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico) ou (12) 3911-6915 (Ponto Rural) para informar sobre a dispensa da vacinação.
A vacinação contra a brucelose é obrigatória e é realizada há cada seis meses. O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.
A coordenação da vacinação é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, obedecendo o calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Doença
A brucelose é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus.
Nos bovinos pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos. No Estado de São Paulo, a vacinação é obrigatória desde 2002.