https://youtu.be/yxPD-5ovsOo
Ciclistas profissionais e amadores estiveram em Ubatuba no dia 19 de setembro para a edição 2021 do Gran Cup Brasil de Ciclismo, prova que conta pontos para o ranking nacional da modalidade nas categorias Elite, Sub23, Júnior e Juvenil. As disputas aconteceram em dois percursos, um de 78 km e outro de 128 km que passa pela rotatória de acesso à cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Galerias com fotos da prova podem ser conferidas no Bike76.
A competição realizada pelo Clube de Ciclismo de São José dos Campos e EMX Promoções retornou após adiamentos seguindo os cuidados contra a pandemia de covid-19. O retorno e o sucesso da prova deste ano foram destacados por Sonia Molina. (vídeo)
Com um cenário espetacular e clima agradável, a Praia Vermelha do Norte foi mais uma vez o ponto de concentração, largada e chegada para os ciclistas dos dois percursos. O pelotão dos 128 km largou às 8 horas e 10 minutos depois, foi a vez dos ciclistas dos 78 km começarem sua jornada pela BR-101 até fazerem o retorno na Cachoeira da Escada.
No pelotão dos 128 km, a disputa na Elite foi intensa, com várias fugas ao longo do percurso. No retorno, a disputa pelo prêmio de Montanha movimentou mais uma vez o pelotão, com o Euller Rabelo, da UniFunvic/Pindamonhangaba, faturando a disputa no masculino. No feminino, Taise Benato foi a vencedora.
A movimentação no pelotão continuou e faltando poucos quilômetros para a chegada, três ciclistas conseguiram abrir certa vantagem e a mantiveram até a chegada. Allan Maniezzo, da Taubaté Cycling Team foi o mais rápido nos últimos metros e cruzou a linha de chegada em primeiro com o tempo de 3h06min30seg. Kléber Silva, da Memorial/Santos foi o segundo e Euller Rabello ficou com o terceiro lugar. Hallysson Ferreira e Alessandro Guimarães completaram o pódio.
Já entre as meninas da Elite, quem comemorou a vitória foi Taíse Benato, da Memorial/Santos, que cruzou a linha com uma grande vantagem para as demais. Chorando copiosamente, ela falou sobre o signficado de ter vencido em Ubatuba.
O segundo lugar ficou com Ana Paula Polegatch, da UniFunvic/Pindamonhangaba e o terceiro foi para Adrielle Mendes, da Memorial/Santos. Lutécia Azevedo e Silvia Silva completaram o pódio em quarto e quinto lugar, respectivamente.
No pódio da Sub23, o lugar mais alto foi ocupado por Vicente Zippinotti, da Memorial/Santos, enquanto que no feminino, a vitória ficou com Gabriela Gonçalves, da UniFunvic/Pindamonhangaba.
Como de praxe, a organização do Gran Cup Brasil de Ciclismo, fez 32 premiações, entre categorias, prêmio de Montanha e classificação geral nos dois percursos.
Com a edição 2021 encerrada, Molina destacou que já está trabalhando para que a cidade do Litoral Norte receba em 2022 mais uma edição do Gran Cup Brasil e também da Prova Ciclismo Cidade de Ubatuba. (vídeo)